sexta-feira, 17 de maio de 2019

Mia Cara 2019 em Joinville, Florianópolis e Curitiba

O Mia Cara 2019, evento dedicado a celebrar a cultura italiana, tem datas confirmadas. E mais uma grande novidade: este ano cresceu e vai acontecer em três cidades simultaneamente: Curitiba, Florianópolis e Joinville. Será realizado de 29 de maio e 09 de junho, com programação cultural totalmente gratuita – o único evento com cobrança de ingresso será a Feira Gastronômica. Nesta edição contempla eventos de música, artes visuais, moda, fotografia, dança e patrimônio histórico. A realização é da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado Geral da Itália em Curitiba, com produção de Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, espaço particular de Arte e Cultura. O projeto foi viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania, com patrocínio das empresas Havan e Unicesumar.

A abertura do Mia Cara acontece em Curitiba, com o violinista Francesco D’Orazio e o pianista Giampaolo Nuti se apresentando na Capela Santa Maira dia 29 de maio. O repertório inclui clássicos e contemporâneos, de Igor Stravinsky ("Suite Italienme") até William Bolcom ("Graceful Ghost Rag)" e John Adams ("Road Movies"). Estão confirmadas ainda as canções "Sonata in Sol" de Maurice Ravel, "Due Pezzi" de Luciano Berio e "Improvviso n.2 'Un Diavolo Sentimentale'" de Nino Rota.

O evento foi criado em Curitiba e agora chega a sua nona edição. Como a área de atuação do Consulado italiano de Curitiba também compreende o estado vizinho, o evento se estendeu por iniciativa do cônsul geral da Itália em Curitiba, Raffaele Festa. Em 2018 estreou em Florianópolis e agora este ano chega a Joinville. A programação destaca apresentações de consagrados músicos eruditos italianos, como a violinista Olivia Centurioni, o pianista Davide Dellisanti, a soprano Francesca Ruospo, o violinista Francesco D’Orazio e o pianista Giampaolo Nuti. 

Todos os eventos culturais têm entrada gratuita. A programação completa será divulgada em breve no www.miacara.com.br