sexta-feira, 19 de abril de 2019

Período sensível (parte 7)

Período Sensível de Música e Ritmo

Este é um período sensível que começa antes dos três anos, mas fortalece-se depois. Então não esqueça dele mais tarde. Conforme a criança escuta os sons do mundo, percebe padrões. Sons altos e baixos, graves e agudos, repetições rápidas ou lentas. Ela explora esses sons, por curiosidade e prazer. No mesmo período, a música que sempre ouviu começa a fazer mais sentido, e ela repete e inventa a partir daí.

Nós podemos dar um excelente suporte para o envolvimento da criança com a música, mesmo sem sermos músicos. Uma forma, natural e evidente, é colocar música para tocar. Mas não como pano de fundo para outras atividades barulhentas: música enquanto conversamos e lavamos louça, por exemplo. E sim com a dignidade e importância que a música merece: colocar música para ouvir música. Em silêncio, usufruindo do prazer e das sensações que a música transmite. Podemos e devemos convidar a criança para ouvir conosco, mas se ela não quiser, podemos ouvir nós mesmos. Lembre-se: o que a criança nos vê fazendo, faz também. Além da música, é importantíssimo o silêncio. Ele sim é o pano de fundo perfeito para as atividades diárias, e permite que os sons sejam todos ouvidos. As crianças podem ter instrumentos musicais, simples ou complexos, indígenas, orientais, ou de nossa comunidade próxima. Mas é importante que sejam bons instrumentos. Maus instrumentos acostumam o ouvido a ouvir errado. Em lugar do próximo brinquedo, você pode encontrar um instrumento para o seu filho. Se ele demonstra interesse, aulas de música (e antes, a musicalização) podem ser boas opções. Para isso, busque um profissional que trabalhe com a música como uma forma de ajudar o desenvolvimento da criança, e não como uma tarefa obrigatória à qual a criança deve se submeter para satisfazer os adultos ao seu redor.

Fonte: Lar Montessori