terça-feira, 16 de abril de 2019

Período sensível (parte 4)

Período Sensível do Desenvolvimento dos Sentidos

Mesmo antes de nascer, a criança já recebe impressões sensoriais. A criança lembra da voz da mãe, e se reconforta com ela, desde o início da vida. Quando chega, a criança se depara com uma enormidade de estímulos distintos, e há mais para absorver do que ela conseguirá, mas ela tenta!

Conforme tenta, aprende a diferenciar cores (não pelo nome, mas visualmente), formas, sabores, texturas, temperaturas, aromas e tudo o mais que o mundo pode oferecer. Nós não precisamos ajudar, mas é bom preparar o ambiente para que ele não atrapalhe. Um bom espaço não oferece estímulos demais: paredes e mobília neutra e de cores leves; poucos brinquedos e que não produzam barulho eletrônico ou luz; quase nenhuma decoração. À parte disso, a criança deve ficar conosco sempre que estivermos pelo mundo – Montessori sugeria slings – assim poderá absorver mais daquilo que a realidade oferta. E quando estivermos em casa, e pudermos ficar com um olho dedicado às crianças, deve ter liberdade para ficar pelo chão, explorando e desenvolvendo a vida.

Fonte: Lar Montessori