domingo, 28 de abril de 2019

Luis Antonio Aguiar - Feira do Livro de Joinville


Nascido no Rio de Janeiro, no ano de 1955, Luiz Antonio Aguiar foi despertado para a literatura ainda na infância, quando leu A chave do tamanho, de Monteiro Lobato — e não parou mais. 

Mestre em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), é redator, roteirista de histórias em quadrinhos, tradutor, instrutor de oficinas de leitura e criação literária, professor do curso de qualificação de professores de salas de leitura promovido pela parceria ente a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (SME-FNLIJ). 

É ainda cofundador da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, membro do Movimento Brasil Literário.

O currículo de Luiz Antonio Aguiar vai longe: só de obras infantojuvenis, ele tem mais de cem títulos publicados. 

Aguiar é ainda ganhador de vários prêmios literários importantes, como o Jabuti, em 1994, o Malba Tahan, da FNLIJ, em 2009, e o White Ravens, da Biblioteca de Literatura Infantil e Juvenil de Munique, no mesmo ano. É o campeão de vendas da Record.

O autor tornou-se um estudioso apaixonado dos clássicos da literatura brasileira e internacional, e em especial da obra de Machado de Assis — já publicou, inclusive, vários artigos e livros sobre o assunto, além de adaptações, HQs e histórias juvenis que procuram popularizar a obra do mestre.