quinta-feira, 21 de junho de 2018

A lenda dos Ipês

O pai de uma grande amiga certa vez me contou uma linda história sobre o ipê:
- Quando Deus estava preparando o mundo, se reuniu em uma tarde com todas as árvores. 
Ele pediu para que cada árvore escolhesse que época gostaria de florescer e embelezar a terra.  
Foi aquela alegria. Outono, verão, primavera, diziam!!!
Porém Deus observou que nem uma escolhia a estação do inverno. 
Então Deus parou a reunião e perguntou: 
- Por que ninguém escolhe a época do inverno?!
Cada uma tinha sua razão. Muito seco! Muito frio!... Muita queimada! 
Então Deus pediu um favor. 
Eu preciso de pelo menos uma árvore, que embeleze o inverno, que seja corajosa, para enfrentar o frio, a seca e as queimadas e no frio embelezar o mundo...
Todas ficaram em silêncio. 
Foi então que uma árvore quietinha lá no fundo, balançou as folhas e disse: 
- Eu vou!
E Deus com um sorriso perguntou:
- Qual seu nome minha filha?!
Me chamo Ipê, senhor!
As outras árvores ficaram espantadas com a coragem do Ipê em querer florescer no inverno.
Então Deus respondeu:
- Por atender meu pedido farei com que você floresça no inverno não só com uma cor. 
Para que também no inverno o mundo seja colorido. 
Como agradecimento, terás diferentes cores e texturas, sua linhagem será enorme.
E assim Deus fez uma das mais lindas árvores que dá cor ao inverno. 
E por isso temos os Ipês: branco, amarelo, amarelo do brejo, amarelo da casca lisa, amarelo do cerrado, rosa, roxo, roxo bola, roxo da mata e púrpura.