sábado, 9 de dezembro de 2017

Programa Eco Cidadão

O que é? O Programa Eco Cidadão (PEC) é realizado pelo Serviço de Referência de Proteção Básica, da Secretaria de Assistência Social (SAS), desde 1999. Tem como objetivo principal a inclusão social do adolescente em vulnerabilidade social, oferecendo um conjunto de atividades para que ampliem seus conhecimentos nas áreas de cultura, meio ambiente e cidadania. Contribui na formação social e profissional dos adolescentes e no desenvolvimento da autonomia e do protagonismo, estimulando a construção de sua própria história e reforçando a importância do vínculo familiar.

Como funciona - As atividades ocorrem durante um ano, no contraturno escolar, das 8h às 11h, de segunda a quinta-feira. São promovidas vivências coletivas, rodas de conversa, oficinas pedagógicas de arte ecológica, urbana e de movimento, assim como atividades esportivas, entre elas o taekwondo. Também são realizadas visitas técnicas e de lazer. O conteúdo programático é aplicado com base em quatro eixos estruturantes: Convivência Social; Direito de Ser e Cultura; Saúde e Meio Ambiente; Preparação, Formação Profissional e Mundo do Trabalho. O Programa conta com uma equipe técnica interdisciplinar própria, incluindo educadora, assistente social, pedagoga e psicóloga.

Quem participa - Adolescentes de 14 e 15 anos, em situação de vulnerabilidade social. Os participantes são selecionados pelo banco de dados das famílias cadastradas na Secretaria de Assistência, e também por indicação de orientadores da rede municipal de ensino.

Onde funciona  - A partir de 2018, será realizado nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Paranaguamirim, Morro do Meio, Jardim Paraíso, Comasa, Aventureiro e Adhemar Garcia. Além disso, serão implantados CRAS em Pirabeiraba, no Parque Guarani e no Floresta.