quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Ciclorrotas em Joinville


A Prefeitura de Joinville implantou a primeira ciclorrota da cidade. As primeiras vias contempladas são: parte da rua XV de Novembro (trecho entre a rua do Príncipe até a Dona Francisca), parte da rua do Príncipe (da XV de Novembro até Marinho Lobo), rua Marinho Lobo e rua Rio Branco (trecho da Marinho Lobo até a 9 de Março). As vias são indicadas por meio de sinalização horizontal (pintura no asfalto) e vertical.

Entenda: ciclorrotas são ruas escolhidas por terem tráfego com baixa velocidade, e que por isso podem ser compartilhadas por carros e ciclistas, sem separação física. As vias de Joinville com ciclorrota têm a velocidade máxima de 30 Km por hora. A redução da velocidade, comum nas ciclorrotas, é um ponto importante para a segurança de todos, ciclistas, pedestres e motoristas de veículos automotores. 

As ciclorrotas têm a função de reforçar o compartilhamento da via, que já é previsto pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), mas de uma forma segura e educativa. Fonte: Prefeitura Municipal de Joinville