quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Acadêmicos elegem nova sócia-correspondente



Os membros-efetivos da ACADEMIA JOINVILENSE DE LETRAS, reunidos em Assembleia realizada no início deste mês, elegeram a nova sócia-correspondente da Casa. Trata-se da escritora MARIA ANTONIETA ANTUNES CUNHA, que assume na condição de sócia-correspondente de Belo Horizonte-MG.

A Sessão Solene de Posse foi designada para o próximo dia 27 de outubro, às 19h30min, no Salão Nobre da Sociedade Harmonia-Lyra (Sede da Academia), ocasião em que será recepcionada pela nova Acadêmica Sueli Brandão em evento aberto ao público.

Professora aposentada da UFMG, com mestrado em Educação e Doutorado em Letras, foi diretora de Extensão da FALE e criadora e coordenadora do Curso Não Formal de Redação da UFMG, além de professora de Leitura e Literatura para Jovens nos cursos de Pós-Graduação nas Faculdades de Letras, Biblioteconomia e Educação nas Universidades de Minas Gerais, Paraíba, Rondônia, Espírito Santo, entre outros. Especialista em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, tradutora, crítica literária e editora, foi escolhida como representante do Brasil em congressos e outros eventos internacionais ligados a esses temas, como no Prêmio Hans Christian Andersen (IBBY), na Fiera dei Libri per Ragazzi (Bolonha), Salões do Livro de Sevilha, Paris, Buenos Aires, e às questões culturais, em Costa Rica, Cuba, Uruguai, entre outros. Foi a criadora e coordenadora do projeto Cantinhos de Leitura, desenvolvido em Minas Gerais, e migrando depois para outros Estados brasileiros. Foi também consultora do MEC para os programas de educação continuada PROFORMAÇÃO e GESTAR. Foi, ainda, Secretária de Cultura da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte em dois mandatos, onde criou 17 centros culturais, ancorados em bibliotecas. Foi Consultora do MINC e Diretora da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura da Fundação Biblioteca Nacional. Autora de mais de 30 livros didáticos e de pesquisa, recebeu o prêmio de melhor tradução de livros para jovens da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Há quatro anos é curadora da Feira do Livro de Joinville.