quinta-feira, 12 de março de 2015

Estação da Memória


Exposição “Museu do Ferro de Passar” na Estação da Memória

A Estação da Memória está recebendo a exposição “Ferro de Passar”. A mostra, única neste segmento em toda a América Latina, está na sala do piso superior da estação de cargas, com entrada sempre gratuita. Centenas de modelos de ferros de passar, de diferentes épocas e locais, e diversos itens relacionados ao aparelho fazem parte do acervo, que começou a ser colecionado há mais de 20 anos pelo empresário Moacir Bogo.

“Gosto muito de antiguidades. Comprei alguns ferros de passar e logo comecei a ampliar a coleção”, conta Bogo. Inicialmente os objetos ficavam em sua casa, mais tarde Bogo decidiu tornar a coleção pública.

O acervo conta um pouco da história do desenvolvimento industrial e tecnológico por meio da evolução do ferro de passar. Ao substituir as rústicas vestimentas de couro por roupas de algodão, surgiu a necessidade de obter mais conforto e dar melhor aparência a esses tecidos. Desde réplicas de brunidores, que eram usados por povos antigos para alisar os tecidos, aos já ferros elétricos, a coleção apresenta a diversidade do utensílio durante a história da humanidade.