quinta-feira, 19 de março de 2015

Dengue, todo cuidado e conhecimento é super importante

Os sintomas de doenças como a dengue, a leptospirose e a febre chicungunha são praticamente idênticos. Quanto mais informações os médicos e enfermeiros tiverem sobre os sintomas, maiores as chances de um diagnóstico mais preciso e de um tratamento adequado. E para melhorar a eficácia dos diagnósticos dessas doenças, a Secretaria Municipal da Saúde realizou no início deste mês uma capacitação para cerca de 300 profissionais (médicos e enfermeiros) que atuam em todos os postos da rede básica de saúde, nos PAs e nos prontos-socorros.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Aline Costa da Silva, diz que um dos objetivos da capacitação é evitar, por exemplo, que um paciente com leptospirose seja diagnosticado como uma simples virose e depois volte à unidade de saúde numa situação bem mais grave. “O sintomas básicos são iguais e o médico precisa estar sensível para isto”, acrescenta.

A capacitação oferecida pela Secretaria da Saúde é mais um reforço da luta contra a dengue no município. O crescimento do número de focos do mosquito da doença preocupa as autoridades do setor. Foram confirmados alguns casos da doença em Joinville, todos contraídos fora da cidade. “Mas essas pessoas moram em Joinville e podem ser picadas pelo mosquito da dengue”, alerta Aline.

Fique atento aos sintomas...

Dengue - Suspeitar de dengue em todo caso de doença febril aguda com duração máxima de 7 dias, acompanhada de dois dos seguintes sintomas, associados ou não a hemorragias:
- dor de cabeça, - dor atrás dos olhos, - dores musculares, - dores nas juntas, - prostração, e - vermelhidão no corpo.
Além desses sintomas, o paciente deve ter estado nos últimos 15 dias em área com casos de dengue ou em que existam mosquitos Aedes aegypti. Nessa fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la de outras doenças febris, por isso uma prova do laço positiva aumenta a probabilidade de dengue. No período de diminuição ou desaparecimento da febre, geralmente entre o 3º e 7º dia da doença alguns casos irão evoluir para a recuperação e cura da doença, porém outros podem apresentar sinais de alarme, evoluindo para forma graves da doença.

Leptospirose - A doença pode ser assintomática. Quando se instalam, os sintomas são febre alta que começa de repente, mal-estar, dor muscular (mialgias) especialmente na panturrilha, de cabeça e no tórax, olhos vermelhos (hiperemia conjuntival), tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação, exantemas (manchas vermelhas no corpo), meningite. Icterícia, hemorragias, complicações renais, torpor e coma são sinais da forma grave da doença, também conhecida como doença de Weil.

Chicungunha Embora os vírus da febre chicungunha e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes. Na fase aguda da chicungunha, a febre é alta, aparece de repente e vem acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Esse é o sintoma mais característico da enfermidade: dor forte nas articulações, tão forte que chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.