segunda-feira, 16 de março de 2015

Espetáculo “Proibido Elefantes" (RN) no SESC

A companhia de dança Gira Dança, de Natal (RN), apresenta o espetáculo “Proibido Elefantes” em 10 cidades catarinenses na programação do Palco Giratório, projeto do Sesc que leva espetáculos teatrais e oficinas de artes cênicas a todo o país. Composto por bailarinos com ou sem deficiência física, o grupo cria novas possibilidades dentro da dança contemporânea e propõe uma reflexão sobre limites e preconceito.

“Proibido Elefantes” traz em cena, seis bailarinos que desafiam o olhar do público a perceber que limitações físicas não impedem a aproximação de cada um deles com a dança, muito menos de transformá-la no principal elemento de suas vidas. Dirigido por Clébio Oliveira, o espetáculo aborda o olhar como via de acesso, porta de entrada e saída de significados. Fala do olho que constrói universos, assim como de universos construídos pelo olho. Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos; que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade.

Conforme a sinopse do espetáculo, proibir elefantes é restringir o acesso, impedir o livre trânsito do animal que serve como meio de transporte na Índia, mas que causaria enormes transtornos em outras localidades. Proibir elefantes, neste espetáculo, é proibir o olhar que ressalta as limitações, os impedimentos; que duvida da capacidade do sujeito frente à adversidade. É apostar no olhar do sujeito sobre si e sobre o mundo em que vive como elemento ressignificador e instaurador de realidade.

As apresentações são gratuitas e acontecem em Joinville, no dia 17 de março (terça), Jaraguá do Sul (19/03), Itajaí (21/03), Balneário Camboriú (23/03), Brusque (25/03), Blumenau (27/03), Rio do Sul (29/03), Lages (31/03), Concórdia (01/04) e Chapecó (07/04).