segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Câmara de Vereadores entregou medalha Antônia Alpaídes

A medalha de mérito Antônia Alpaídes é entregue, anualmente, no dia 19 de novembro, em reconhecimento a trabalhos realizados em defesa da população negra. Confira abaixo os nove homenageados deste ano e uma breve biografia de cada um...
Júnior MalcolmProfessor de língua portuguesa pela rede estadual de ensino, José da Conceição Junior, mais conhecido como Junior Malcolm, idealizou uma biblioteca comunitária no bairro Costa e Silva, onde mora atualmente, e realizou eventos culturais para promover gêneros musicais como o rap e o hip hop na cidade. Malcolm é fundador do grupo de rap 5º Elemento. 
Roberto ZacariasRoberto Zacarias da Rosa é conselheiro do Conselho Municipal da Igualdade Racial (COMPIR) e membro do Conselho de Ética Nacional do Movimento Negro. Na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro (Neab) e Coordenador de Cursos Pré-Vestibulares para Alunos Afro-Descendentes e Carentes, onde trabalhou para viabilizar bolsas de estudo para os estudantes, através de convênios com escolas particulares, e mais tarde, com a FUNDAMAS – Fundação Municipal Albano Schmidt. 
Roberto PaschoalÉ fundador da grife social Omunga, que tem o objetivo criar melhores condições de educação para crianças e adolescentes que vivem em regiões de extrema vulnerabilidade social no Brasil e no mundo. Com sede em Joinville, a Omunga viabilizou a instalação de bibliotecas nas cidades piauienses de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí. 
Gilberto Cândido - Fundador do Instituto O Bem, que auxilia moradores dos loteamentos Santa Mônica, Jativoca e Bubi. Esses loteamentos são frequentemente atingidos por enchentes. Gilberto também se dedica semanalmente aos moradores de rua, levando, juntamente com uma equipe, comida e cobertores aos sem teto. 
Lucia Nara FerreiraConhecida como Nana Ferreira, Lucia Nara Ferreira foi eleita em 1987 “a mais bela negra”. Na mesma época, participou do concurso Garota Abolição e começou um trabalho com penteados afro, que realiza até hoje. Atualmente é vice-presidente da escola Príncipes do Samba de Joinville. 
Luiz Diomedes do NascimentoEm 2008, Luiz do Nascimento desenvolveu o projeto Consciência Negra na Estação na Memória, com mostra de artes plásticas e moda em parceria com alunos do curso de Design da Univille. Em 2012 participou do projeto África Está em Nós – Africanidades Catarinenses. É conselheiro do Conselho de Cultura e Tradições Afro-Brasileiras. 
Selma Maria MaiaSobrinha de Antonia Alpaídes, Selma Maria Maia atua em movimentos afro desde sua adolescência. Ela é presidente do Movimento Afrodescendente (MAD) do PMDB. 
Adelino TscháCom 78 anos de idade, Adelino continua prestando serviços à comunidade. Desde os 18 anos participa de atividades religiosas e sociais. 
Sandro Emílio Dureck - É tenente-coronel do 62º Batalhão de Infantaria. O Batalhão teve atuação em missões de paz no exterior. Entre 1996 e 1997, Joinville enviou 350 dos 1.200 militares brasileiros que participaram da “Campanha de Angola”. O Batalhão da Força de Paz, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), passou seis meses recolhendo armas da guerra civil e auxiliando na reconstrução do país. Em 2010, o 62º BI enviou um pelotão com 29 militares para ajudar o Haiti a começar a se reestruturar depois do terremoto.

FONTE: Câmara de Vereadores de Joinville