Este é um termo comum em Montessori, e eu definiria como a base da Pedagogia Participativa,
corrente contemporânea que propõe o protagonismo infantil num ambiente tão construtivo
que o professor/adulto pode apenas admirar e ser presença.
Eu acredito realmente (e exercito no meu trabalho no @casulojoinville) que o A.P.
é o caminho mais construtivo para um desenvolvimento rico com muita autonomia, cabe
aos profissionais ampliar e corrigir enquanto a criança explora, cria, transforma, brinca e cresce.
Preparar é muito prazeroso também, mas nem sempre é fácil começar, vamos pelo começo?
➡️ É preciso abandonar velhos hábitos de que criança precisa de tudo muito colorido, muita variedade, quantidade.
➡️ Altas expectativas nos levam frequentemente a frustrações! Faça sem grandes pretensões e se surpreenda!
➡️ Escolha bem os materiais, o espaço, o momento...
Mas não defina em demasia os objetivos e habilidades a serem trabalhadas.
➡️ Tenha os olhos curiosos e criativos das crianças, escolha e organize com sensibilidade.
➡️ Tente de novo e de novo!
Ana Kita