terça-feira, 15 de maio de 2018

Dionisos comemora 10 anos da peça “Migrantes” com apresentações gratuitas


O espetáculo “Migrantes”, da Dionisos Teatro, completou dez anos em 2017. Para comemorar a primeira década da peça, o grupo vai realizar uma nova temporada. Com apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), serão dez apresentações em 2018, sendo oito em escolas públicas e duas abertas ao público em geral.
O espetáculo “Migrantes” teve sua estreia em 2007 e desde então foram realizadas 96 apresentações em Joinville e em diversos eventos e festivais pelo país, atingindo um público de mais de 15.400 pessoas. A peça carrega algumas das características da linguagem da Dionisos Teatro, que são a dramaturgia própria e o trabalho com memórias.
Nela, estão inseridas as memórias de migrantes da cidade de Joinville, principalmente de pessoas que fizeram parte da grande leva de migrantes que vieram para a cidade no processo de crescimento de oferta de mão de obra na indústria nos anos 70. O ponto de partida para a pesquisa foram as entrevistas existentes no laboratório de História Oral da Universidade da Região de Joinville (Univille), coordenado pela professora Raquel Santiago.
As duas sessões abertas ao público vão ocorrer nos dias 17 e 18 de maio, às 19h30, no Galpão de Teatro da AJOTE (dentro da Cidadela Cultural Antarctica, na rua 15 de Novembro, 1338). A entrada é gratuita.
Após as sessões, serão realizados debates com os alunos após as apresentações. Serão levantadas para discussão questões acerca da estética do espetáculo, bem como do conteúdo, que diz respeito à história e identidade do município de Joinville.
Fonte: http://omirantejoinville.com.br/