quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Projeto Desenhos Urbanos Colaborativos

Pessoas engajadas na construção de uma cidade humana e inteligente. Este é o público esperado para o Desafio Join.Valle - Desenhos Urbanos Colaborativos, que está com inscrições abertas até o dia 1º de outubro. Arquitetos, servidores públicos, trabalhadores autônomos, empreendedores, makers e profissionais atuantes nas mais diversas áreas estão convidados a se envolverem em um hackathon: uma intensa maratona de projetos, propondo intervenções na região central da cidade.
A participação é gratuita e qualquer interessado deve acessar o site www.centro.joinvalle.com.br para efetuar a inscrição. “Será uma jornada de exploração, ideação e prototipação de soluções inovadoras, com o objetivo de tornar o Centro de Joinville uma prova de conceito de Cidade Humana e Inteligente”, esclarece o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Danilo Conti.
A proposta tem como objetivos ouvir os usuários da região, inspirar os atores da cidade, iniciar um processo de requalificação do Centro e ser um projeto-piloto passível de ser replicado em Joinville e outras cidades. O hackathon será realizado de 06 a 08 de outubro, no Living Lab (rua Luiz Niemeyer, 54, Centro).
Os participantes serão divididos em grupos e cada um deles será responsável por desenvolver ações para a região com enfoque em uma dimensão: segurança, cultura, economia, governança, identidade, inclusão social, meio ambiente e mobilidade. Os grupos terão a orientação de um facilitador, passarão por uma capacitação, visitarão o campo de estudo, entrevistarão os moradores, proprietários, lojistas e usuários da região para conhecer suas dores e sonhos, e, assim, embasar o trabalho.
Em novembro, será elaborado um caderno com as soluções produzidas pelos grupos. O conteúdo também será disponibilizado online. A iniciativa partiu da Associação Catarinense dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA/SC) que, em parceria com a Prefeitura de Joinville e apoio do movimento Join.Valle, deu forma ao Desafio Join.Valle Centro, por meio do Projeto Desenhos Urbanos Colaborativos, patrocinado pelo CAU/SC.