sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Workshop Mobilize: Criando ações de impacto social

Estão abertas as inscrições gratuitas para o “Workshop Mobilize: Criando ações de impacto social”, realizado pelo SESC, no dia 25 de agosto em Joinville. Ministrada pelo diretor de Mobilização do Greenpeace Brasil, Renato Guimarães, a atividade propõe uma jornada objetiva de aprendizagem, exercícios e criação coletiva que explora os elementos essenciais de Planejamento Estratégico para mobilização de impacto social. O curso é voltado para empresários, empreendedores sociais ou tradicionais, gestores públicos, gestores de instituições sociais, e pessoas envolvidas e interessadas em ações de engajamento e mobilização para gerar impacto social no seu negócio ou na sua causa.

O workshop acontece no Instituto Pró-Rim (Rua Mário Lobo, 54 - centro), das 08h às 14h30min (com 30 minutos para coffee break). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail gicerleis@sesc-sc.com.br e as vagas são limitadas. 

O encontro será voltado para o compartilhamento de conteúdos, casos e exercícios que ajudem os participantes a conhecerem e testarem formas de mobilização para ações que gerem impacto social, estimulando o engajamento de pessoas, empresas e organizações em causas e negócios de impacto. O Workshop será dividido em duas sessões, com carga horária total de 06 horas, nas quais os presentes farão uma jornada objetiva de aprendizagem, exercícios e criação coletiva. Desta forma, terão a oportunidade de conhecer elementos essenciais de Planejamento Estratégico para mobilização, serão estimulados a pensar e agir fora da caixa, a partir da construção de uma visão comum, e poderão desenvolver colaborativamente ideias de mobilização de impacto social a partir do conteúdo do workshop. 

De acordo com a gerente de Assistência do SESC em Santa Catarina, Giseli Mara Schena, ações que geram impacto social podem oferecer produtos e serviços que diminuam ou eliminem barreiras de acesso a bens e serviços essenciais, reduzem condições de vulnerabilidade social e ampliam possibilidades de aumento de renda e desenvolvimento de nossa sociedade. “Esta relacionado diretamente a uma tendência mundial de atuação inovadora, propondo soluções mais efetivas, eficientes, sustentáveis que as já existentes e cujo valor gerado beneficia, prioritariamente, a sociedade como um todo e não apenas alguns indivíduos.” 

Sobre o palestrante: Renato Guimarães, palestrante na área de sustentabilidade, mídias sociais e movimentos sociais. Com mais de 20 anos de trabalho em comunicação estratégica, campanhas e advocacy nas áreas de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento e Direitos Humanos. É jornalista com mestrado em relações internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy. Tem pós-graduação em Comunicação Corporativa pela Universidad de Lima, além de ser fellow do Center on Philanthropy and Civil Society da City University of New York. Ajudou a fundar a Together, agência focada no planejamento de estratégias de mobilização. Também foi sócio fundador da consultoria Gestão Origami e participou da fundação da ABRAPS - Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade. É co-autor do livro “Sustentabilidade - O Futuro no Presente” e autor do livro “Cooling Up - The Interconnected Public Sphere and the “Science” of Climate Change” e colaborador do BrasilPost, versão brasileira do HuffPost Brasil.