segunda-feira, 19 de junho de 2017

Estreia do espetáculo "Doze Trabalhos", do O Grupo de Teatro Arte para Todos. A peça é inspirada no mito dos 12 trabalhos de Hércules e trata dos desafios cotidianos enfrentados pelas pessoas com deficiência ou com algum tipo de limitação, dos conflitos da vida em família e em sociedade, do direito às escolhas, da prática da cidadania, das possibilidades de superação e da alegria de viver. O espetáculo é resultado de um projeto de pesquisa e montagem iniciado em 2015 e conta com o apoio cultural do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura - SIMDEC, Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Joinville.

A peça tem 50 minutos de duração, classificação indicada para 10 anos e intérprete de Libras nas três sessões. Os ingressos para a apresentação de estreia na quinta-feira, 22 de junho, às 20 horas, podem ser retirados gratuitamente na entrada do Teatro Juarez Machado a partir das 19 horas. Na sexta-feira, 23 de junho, as apresentações são destinadas para escolas, instituições e projetos sociais e serão realizadas em dois horários: às 9 horas e às 15 horas. Os ingressos para essas apresentações também são gratuitos e podem ser reservados com antecedência pelo email iraciseefeldt@impar.art.br. Após essas apresentações, será realizada uma conversa com a plateia sobre a temática da inclusão de pessoas com deficiência e o papel da arte no contexto do desenvolvimento humano. 

O Grupo de Teatro Arte para Todos foi criado em 2013 e integra o Programa de Formação Cultural Arte para Todos, unidade artística mantida pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento, que tem como objetivo promover a formação cultural, a inclusão e a inserção social de crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, transtorno mental e outras limitações (aparentes ou não); que tenham ou não alguma deficiência física, auditiva ou visual associada. No programa são desenvolvidas atividades de artes visuais, dança, música e teatro, articuladas entre si e também com outras áreas artísticas da educação, saúde e assistência social. O Grupo conta com o apoio do Centro Cultural Deutsche Schule (Bom Jesus-Ielusc), ONG Moradia e Cidadania, Instituto FITEJ, Clic Propaganda, Chico Maurente Fotografia, Mídia Quatro Filmes e RW Contadores.