sexta-feira, 24 de abril de 2015

Projeto arrecada livros...

A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso lançou na Feira do Livro de Joinville o projeto “Livro Amigo”, voltado à criação de uma biblioteca para quem procurar auxílio na sede da Polícia Civil. Coordenado pela delegada Tânia Harada, o projeto quer inserir a leitura aos que, em estado de vulnerabilidade social, esperam por até duas horas para conseguir atendimento. As doações de livros podem ser feitas na sede da Delegacia, na rua Doutor Plácido Olímpio de Oliveira, 843.

Como explica a delegada, a criação da biblioteca está inserida em uma série de trabalhos sociais da Polícia Civil de Joinville que visam a humanização nas delegacias da Comarca. “Temos ainda um efetivo muito reduzido, então as pessoas esperam durante muito tempo para conseguir um boletim de ocorrência, por exemplo. Como estão em momentos difíceis, eu tenho a convicção de quem os livros podem ser excelentes amigos”, avalia.

Além de vítimas de violência doméstica, a Delegacia atende adolescentes infratores e idosos em estado de abandono. Para Tânia, o trabalho da Polícia é oferecer conforto para quem enfrenta dores profundas, e a leitura contribui para tornar o ambiente mais humano. “Pela minha experiência pessoal, eu sei o valor de amparo de um livro, é uma forma de inserção social”, completa. Além da biblioteca, a Delegacia conta com obras de arte e brinquedos, também frutos de campanhas de arrecadação.