quinta-feira, 30 de abril de 2015

9ª Festa do Anthurium


A 9ª Festa do Anthurium acontecerá nos dias 02 e 03 de maio (sábado e domingo), realização da Associação de Protetores da Agricultura Familiar da Região de Pirabeiraba, na Chácara Holz (Estrada da Ilha, 1260), com patrocínio da Fundação Cultural de Joinville através do SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura.

O anthurium é uma flor muito estimada para decoração de interiores, arranjos para festas, pela sua beleza e longa duração. Também é muito utilizada para embelezar os jardins, porém em locais de meia sombra e umidade.

Na 9ª Festa do Anthurium vale a pena aproveitar o almoço, que este ano terá novidades em seu cardápio, mas tendo sempre mangarito como ingrediente principal. O mangarito há alguns anos quase esquecido voltou com força no cultivo dos agricultores, sendo uma iguaria para a preparação de pratos elaborados e saborosos.

Quando a Feira e Exposição do Anthurium foi criada, em 2006, os organizadores escolheram o mangarito como um dos ingredientes principais do almoço na festa, vários agricultores da região se animaram a plantar e cultivar o tubérculo novamente. Hoje a produção já é bem significativa e os restaurantes do Núcleo de Gastronomia da CDL já estão experimentando o preparo de receitas com mangarito, para serem incluídos nos seus bufês e pratos a La Carte.

ATRAÇÕES
- Exposição de fotos e documentários históricos dos 156 anos da comunidade de Pirabeiraba
- Oficinas de arranjos florais
- Oficinas de cultivo de anthurium
- Café rural com cucas e os autênticos e deliciosos sanduiches rurais
- Corais e música típica
- Produtos coloniais, tais como palmito cultivado, strudel, bolachas, mel, mangarito, queijos, salames, caldo de cana, cachorro quente, café e cucas
- Artesanato típico da região, entre outros.