quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Notícias do LARVA/UDESC Joinville

Neste mês de outubro foi constituído um Grupo de Trabalho (GT) para desenvolver jogos digitais com foco no processo de reinserção social de dependentes químicos. Integram o GT: Ednilson Bexiga e Anderson Cezaro, membros da Comunidade Terapêutica "Opção de Vida", mantida pela APRAT (http://www.opcaodevida.org/), 03 alunos de graduação (dois destes bolsistas do projeto REVIVER do Governo do Estado) e 01 mestrando (do programa de Computação Aplicada da UDESC), que juntos vão desenvolver jogos para computador mas, com a contribuição direta dos próprios (ex) dependentes químicos na concepção e criação artística do jogo.

"Este tipo de envolvimento é uma inovação na forma de desenvolver jogos digitais", afirma o Professor Marcelo Hounsell, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UDESC/Joinville, coordenador do projeto. "Já neste primeiro encontro surgiram várias ideias bastante práticas para usarmos como base: os "12 Passos" e o foco no uso de imagens, foram algumas que já serão aproveitadas", acrescenta Hounsell.

O LARVA é um laboratório de pesquisa do DCC que vem desenvolvendo diversos jogos especiais para populações especiais, como os premiados Dance2Rehab2D (para pacientes de AVC), o MoviLetrando (para crianças com síndrome de Down) e o Sirtet-K3D (para Idosos frágeis). Mais informações sobre o LARVA:
www.joinville.udesc.br/larva ou pelo email: larva@joinville.udesc.br

Esta iniciativa é parte do programa "REVIVER – Inovação na Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas no Estado de Santa Catarina“ por meio da FAPESC x FAPEU convênio 2013 TR 003705.