quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Eleitores de Joinville terão cadastro biométrico para as Eleições 2016

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e a Prefeitura de Joinville formalizaram na semana passada uma parceria para iniciar o projeto de cadastramento biométrico dos cerca de 400 mil eleitores que estarão aptos a votar nas próximas eleições municipais, em 2016. A proposta foi apresentada ao prefeito Udo Döhler pelo presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer. As equipes envolvendo servidores do Tribunal e da Prefeitura de Joinville serão capacitadas ainda este ano e iniciarão o processo em março de 2015. Por esse sistema, cada eleitor será recadastrado, tendo como novo elemento de identificação a leitura da impressão digital dos dez dedos das mãos. 

“Trata-se de um significativo avanço na legitimidade do processo eleitoral, que reforça a segurança na identificação dos eleitores e previne a migração irregular do eleitorado”, explicou o presidente do TRE-SC, Vanderlei Romer.

O prefeito Udo Döhler aceitou prontamente o pedido de Joinville dar apoio ao trabalho com a cessão de servidores e identificação de locais onde trabalharão as equipes de cadastramento. Em princípio, foram sugeridos locais como as oito subprefeituras, escolas, universidades, empresas e terminais de ônibus. O presidente do TRE-SC explicou que o novo sistema começou a ser implantado por pequenos municípios da Grande Florianópolis e agora será levado a Joinville e Blumenau. 

Pelo cronograma apresentado pela Justiça Eleitoral, a convocação começará em fevereiro de 2015. Até abril estarão cadastrados 21 mil eleitores e, até março de 2016, mais 380.700, num total de 401.700 eleitores. “Fora a convocação, sempre que um eleitor se dirigir aos cartórios para fazer um procedimento relacionado ao título, serão colhidas as suas impressões digitais e renovados os dados do seu cadastro”, explicou Vanderlei Romer.

Outra meta do TRE-SC, dentro do mesmo projeto, é motivar os jovens a partir dos 16 anos a se cadastrarem como eleitores. Para isso será ampliada a divulgação da possibilidade dos jovens se tornarem eleitores antes dos 18 anos. “Nossa intenção é levar essa informação aos colégios. Em reunião recente com jovens constatei que poucos, cerca de 10%, tinham se interessado em obter o título”, constatou Vanderlei Romer.

Fonte: www.joinville.sc.gov.br