quarta-feira, 24 de setembro de 2014

3ª Mostra Arte para Todos - Dança e Teatro para Deficientes Intelectuais



Amanhã, dia 25 de setembro, às 10h, no Teatro Juarez Machado será realizada a terceira edição da Mostra Arte para Todos, promovida pelo Impar – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento em parceria com Naipe – Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial, da Secretaria de Saúde de Joinville. O evento reúne em cena apresentações dos projetos desenvolvidos pelo programa Arte para Todos, que visa promover a inclusão e a inserção sociocultural de pessoas com deficiência intelectual (crianças, adolescentes e adultos) por meio das artes cênicas – nas áreas de dança e teatro.

A programação da Mostra abre com um painel sobre “Os reflexos da arte nos processos terapêuticos e de inclusão da pessoa com deficiência intelectual”, que terá a participação da Coordenadora do Naipe, a fonoaudióloga Cínthia Friedrich, a terapeuta ocupacional e atriz Nathielle Wougles, e a professora de dança e arte educadora Maria Fortuna. As apresentações de dança e teatro iniciam, na sequência, com os alunos (adultos) do Laboratório de Teatro do Naipe, atividade desenvolvida desde 2011 em parceria com o Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura; segue com os alunos das Oficinas de Dança e Teatro Infantil Arte para Todos, projeto viabilizado pelo segundo ano consecutivo com o patrocínio do Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – Simdec; e finaliza com o Grupo de Teatro Arte para Todos, mantido pelo Impar e formado por ex-alunos do Laboratório de Teatro. Ao término do evento será servido um “coquetel solidário”, que conta com a doação/contribuição das famílias e profissionais envolvidos no projeto.

Os participantes do Arte para Todos são crianças, jovens e adultos que manifestam aspectos de diferentes deficiências, como transtornos do desenvolvimento psicomotor, síndromes genéticas, acometimentos na parte física como a diplegia e a paralisia cerebral, além de alterações do comportamento. “Ao subir ao palco do Juarez Machado, estes artistas vão compartilhar com o público o resultado de um processo, de um exercício constante de autoconhecimento e superação dos seus limites, por meio da arte”, ressalta Robson Benta, professor de teatro e coordenador do Arte para Todos.

Criado no início de 2012, o Arte para Todos envolve – além da Mostra no Teatro Juarez Machado -, a realização de oficinas de dança e teatro, a manutenção do Grupo de Teatro Arte para Todos, o apoio ao trabalho desenvolvido no Laboratório de Teatro do Naipe, a realização de atividades de dança e teatro para pais e familiares, oficinas e palestras sobre arte inclusiva para estudantes e profissionais das áreas social, cultural e de saúde, e ainda apresentações e participações em eventos. Conta ainda com um importante acompanhamento dos estagiários do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade Guilherme Guimbala / Associação Catarinense de Ensino – ACE, sob a coordenação da professora Winny Kessy Keller da Costa.

O programa Arte para Todos é uma realização do Impar. Tem a parceria do Naipe, Secretaria de Saúde de Joinville, Casa da Cultura e Fundação Cultural de Joinville; e apoio do Centro Cultural Deutsche Schule/Ielusc, Clic Propaganda, Chico Maurente Fotografia, Entre Gestão e Design, Mídia Quatro Filmes e RW Contadores.

Entrada gratuita

Ficha Técnica da 3ª Mostra Arte para Todos
Promoção: Naipe – Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial
Equipe Naipe: Cínthia Friedrich (Fonoaudióloga e Coordenadora do Naipe) – Gisele Meira Luz Bergler (Fonoaudióloga), Luciana Hang Correia (Terapeuta Ocupacional), Gustavo Yoshio Okiyama (Fisioterapeuta), Vivianne Conzatti (Psicóloga) e Nadja Louise Fey (Fisioterapeuta).
Realização: Impar – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento
Equipe IMPAR: Robson Benta (Coordenador do Programa Arte para Todos e Professor/Diretor de Teatro), Maria Fortuna (Coordenadora de Dança), Nathielle Wougles (Terapeuta Ocupacional), Simone Marcela Oliveira (Fisioterapeuta) e Iraci Seefeldt (Produtora Executiva).

Contatos:
Naipe – Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial
Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 676 – Bucarein
CEP 89202-450 – Joinville – Santa Catarina
Telefone: 3433-3836

Impar – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento
Rua Dona Francisca, 1700 – Sala 92, Platz Dona Francisca – Saguaçú
CEP 89221-007 – Joinville – Santa Catarina
Telefone: 3028-7311