quinta-feira, 24 de julho de 2014

Joinville promove Dia D contra hepatite

A Secretaria de Saúde de Joinville está com ações de prevenção contra as hepatites virais. No próximo sábado, dia 26 de julho, é o Dia D para a vacinação de combate à hepatite, doença que causa a inflamação do fígado. A vacina estará disponível gratuitamente na Unidade Sanitária do Programa Municipal de Controle das Hepatites Virais, localizada na rua Abdon Batista, 172, no Centro. O ambulatório funcionará das 7h às 13h e todas as outras 53 unidades de saúde da cidade também oferecerão as doses das vacinas.

A coordenadora do programa, a médica hepatologista Raquel Garcia, conta que a mobilização do Dia D está direcionada para informar a população com palestras. Haverá ainda testes rápidos do SUS (Sistema Único de Saúde) para hepatite B e C, serão 100 testes destinados para cada um dos dois tipos da hepatite. Segundo Raquel, a doença é silenciosa e não apresenta sintomas específicos. Quando aparecem, alguns dos sintomas devem ser observados, como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Os grupos de risco para os vírus B e C são pessoas que receberam transfusão de sangue, intervenção cirúrgica, tatuagem, piercing, manicure, internações, profissionais da saúde, usuários de drogas, contato sexual com portador de vírus da hepatite e portadores múltiplos (hereditários). 

A hepatite é causada pela transmissão dos vírus B e C na corrente sanguínea que, normalmente, se aloja no fígado. O grau da doença pode se complicar com o diagnóstico tardio e multiplicar os vírus. A hepatite C é mais rara de ser contraída e a hepatite D (delta) é um parasita que sobrevive do vírus B da hepatite.