quinta-feira, 26 de junho de 2014

26 de junho - Dia Internacional da Luta contra o Uso e o Tráfico de Drogas




"A droga existe desde o início da humanidade. Não sabemos exatamente por que a humanidade se droga, mas sabemos que muitos são os motivos que podem levar o homem a experimentar a droga, em algum momento de sua vida. Desde que nasce, o homem estabelece relações de dependência com pessoas, situações e objetos. Algumas são inofensivas e importantes para o desenvolvimento biopsicossocial, enquanto outras, dependendo de sua natureza, poderão se tornar perigosas, prejudicando-o.

Na relação homem-droga, o que vemos, entre outras coisas, é que a irritabilidade, as frustações, a carência afetiva presentes na rotina diária do ser humano podem gerar depressão e ansiedade insuportáveis, que o levam a buscar alívio em um ato tóxico. Esta atitude, que pode ser até um ato de rebeldia, que provoca alteração na percepção do seu mundo externo e do funcionamento do seu corpo, é um prazer transitório que não resolve os problemas, mas pode agravá-los; não o faz crescer, mas pode torná-lo, num espaço de tempo impossível de se quantificar, submisso ao produto e ao efeito.

Atualmente o uso de drogas é um assunto que não sai da ordem do dia, fazendo-se presente em diferentes momentos da vida cotidiana, mas continuamos sem uma resposta sobre os porquês. Por que essa atração tão antida da humanidade pela droga?"

Doutora Rozinez Aparecida Lourenço, psicóloga.