terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Joinville terá curso superior de Letras Libras

Termo de parceria entre a Prefeitura e a UFSC foi assinado nesta segunda, dia 24 de fevereiro

O programa Universidade do Trabalhador (Unit) da Prefeitura de Joinville e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vão oferecer o curso de graduação em Letras Libras (Língua Brasileira de Sinais) à distância – bacharelado e licenciatura. O termo de parceria foi assinado pela Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas), gestora da Unit, na tarde desta segunda, dia 24 de fevereiro. A assinatura foi feita na Casa Brasil Sul, no bairro João Costa, onde funciona o Instituto Joinvilense de Assistência aos Surdos (IJAS). 

O ingresso ao curso será por vestibular, e os candidatos precisam ser fluentes na Língua Brasileira de Sinais. O edital com todas as regras do processo seletivo especial será lançado em março. Serão 60 vagas, 30 delas para bacharelado (para trabalhar como intérprete) e outras 30 para licenciatura (para atuar em escola). 

O curso terá duração de quatro anos, com aulas quinzenais, aos sábados (manhã e tarde). O polo de ensino a distância vai funcionar no Centro Educacional e Social do Itaum (Cesita), no bairro Itaum.

Conforme o termo de parceria, a Fundamas cede o espaço físico e monitores para acompanhamento das turmas. A UFSC entra com a equipe pedagógica que irá acompanhar o aluno, a transmissão e os professores para as aulas presenciais previstas durante o curso. 

O presidente da Fundamas, Gilberto Leal, deu algumas explicações sobre como será o curso de graduação de Letras Libras. “É o primeiro curso superior do Programa Universidade do Trabalhador e também da Fundamas, em 48 anos de existência da fundação. Vamos formar profissionais que vão ajudar muito nas redes municipais e estaduais de ensino”, exemplificou Leal.

A sua fala foi traduzida por Rute Mielniczki, coordenadora da Casa Brasil Sul e intérprete em Libras na Câmara de Vereadores e na Escola do Legislativo. Ela é formada em Serviço Social e planeja ser uma das alunas do curso. “Joinville precisa muito de mais intérpretes que estejam preparados para promover uma verdadeira inclusão”, destaca.

O presidente do Instituto Joinvilense de Assistência aos Surdos (IJAS), Jackson Silva, destacou que a preparação de novos profissionais na língua dos sinais é uma luta de 10 anos e que o curso superior será um marco para Joinville. “Pelo censo do IBGE de 2010, temos 23 mil surdos na cidade. O curso de graduação vai permitir que as pessoas que estudam libras se aperfeiçoem mais e tenham mais condições de passar conhecimento aos surdos”, ressalta.