quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A doença que não vende remédio: DSG - Doença por Sensibilidade ao Glúten

Todo mundo sabe dos efeitos danosos do cigarro, do álcool e das drogas em geral. Mas há uma doença escondida cuja causa e efeitos pouca gente conhece. É provocada pelo glúten e seus efeitos são terríveis para quem tem DSG (Doença por Sensibilidade ao Glúten). A mais conhecida das DSGs é a doença celíaca, mas há também a dermatite herpetiforme e outras mais raras.

A DSG não tem cura e não é tratada com remédios. O tratamento para o celíaco é ficar longe do glúten, que é uma proteína presente em cinco cereais: trigo, aveia, centeio, cevada e malte – que é um subproduto da cevada.

O pior de tudo é que a maioria dos celíacos brasileiros nem imagina que a doença existe. Ela pode se manifestar com sintomas clássicos, com sintomas raros e até sem sintomas. O prejuízo é o mesmo, com ou sem sintomas. As doenças decorrentes podem ser várias, caso o celíaco continue a ingerir glúten: diabete, câncer, doenças nos rins e na tireoide, entre outras.

Como é pouco conhecida e difícil de ser diagnosticada, alguns pacientes vão peregrinando de especialista em especialista, sem descobrir ao certo o que têm. Alguns chegam a ser encaminhados a psiquiatras, sugerindo-se que estão com “depressão”, já que não se encontra a causa real do seu problema. No Brasil a prevalência da doença é no Sul e no Sudeste, regiões colonizadas por europeus do Norte, onde há maior incidência.

Por Débora Fajardo (jornalista)