domingo, 26 de março de 2017

Mostra de Cinema Hayao Miyazaki no SESC Joinville

Entre os dias 28 e 30 de março, o SESC promove a Mostra Hayao Miyazaki (Tóquio, 1941), um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema de animação japonesa. Entre seus temas, destacam-se aqueles que relacionam o homem à natureza e à tecnologia. As sessões têm início às 20h, com entrada franca e sem a necessidade de retirada de ingressos.

Dia 28 de março (terça) - Meu amigo Totoro 
De Hayao Miyazaki. Japão, 1988. 88 min. Animação. Classificação: Livre. 
Sinopse: Duas meninas se mudam com o pai para o interior do Japão, com o objetivo de ficar perto da mãe, que está internada em um hospital. Lá, elas viverão muitas aventuras ao lado de um simpático espírito protetor da floresta chamado Totoro, que vive em uma canforeira gigante.

Dia 29 de março (quarta) - Princesa Mononoke 
De Hayao Miyazaki. Japão, 1997. 134 min. Animação. Classificação: 12 anos. 
Sinopse: Após enfrentar um deus javali enfurecido, o príncipe Ashitaka é amaldiçoado com um mal que pode matá-lo. Para encontrar a cura, ele decide viajar para longe e acaba se envolvendo numa batalha entre os deuses animais da floresta e os moradores de uma vila de mineiros, que aos poucos estão acabando com a floresta.

Dia 30 de março (quinta) - Nausicaä do Vale do Vento 
De Hayao Miyazaki. Japão, 1984. 116 min. Animação. Classificação: 12 anos. 
Sinopse: Após os Sete Dias de Fogo, uma guerra que destruiu a civilização humana e a maior parte do ecossistema da Terra, surge uma floresta que exala gases venenosos. Apenas insetos e um ser conhecido como Ohmu vivem por lá. Nausicaä, filha do rei do Vale do Vento, tem o estranho poder de conseguir sentir o que a floresta sente e se vê obrigada a sair de uma jornada para tentar evitar outra guerra devastadora.