sábado, 18 de fevereiro de 2017

Quando dar água para o bebê?

- Para bebês amamentados exclusivamente e em livre demanda: iniciar a oferta de água com 6 meses de vida, junto com a introdução alimentar. Antes disso somente leite materno, ok? E mamães, tomem bastante água! 

- Para bebês que mamam no peito e complementam com fórmula: oferecer entre as mamadas, uma pequena quantidade. A quantidade é proporcional a quantidade de complemento. Quanto mais complemento o bebê tomar, em relação ao leite materno, maior a necessidade de água. Com a introdução alimentar, a oferta de água aumenta um pouco e depende de cada bebê.

- Para bebês que mamam somente fórmula: oferecer água entre cada mamada. A quantidade de água varia de acordo com o clima, o peso do bebê, e a necessidade de cada bebê. Lembre-se que a fórmula tem uma osmolaridade muito maior em relação ao leite materno, e por isso a necessidade de água nesses casos. Além disso, o leite materno varia ao longo de uma mesma mamada e ao longo do dia, o que confere prioridades únicas que a fórmula é incapaz de oferecer.

Isso explica porque o bebê até 6 meses não precisa de mais nada, somente do leite materno! O leite materno é o alimento mais perfeito que existe e supre as necessidades do bebê, inclusive de hidratação.

Lembrando que a água deve ser filtrada e fervida sempre!