sexta-feira, 4 de março de 2016

Programação CineSESC "Sobre meninas e mulheres"

Neste mês de março o Projeto CineSESC traz para a sua programação em Joinville uma seleção de filmes que destacam o feminino como ponto central das produções. As sessões acontecem nas terças e quartas-feiras, sempre às 20h, com entrada franca e sem a necessidade de retirada de ingressos. 

Dia 08 de março (terça) - Poeira & Batom no Planalto Central – 50 mulheres na construção de Brasília
De Tânia Fontenele Mourão e Tânia Quaresma. Brasil, 2010. 58 min. Documentário. Classificação: 12 anos
Sinopse: História recuperada, contada pelas mulheres com os seus impressionantes depoimentos, repletos de sentimentos, anseios e inquietações vividos nos primórdios de Brasília. São mulheres das mais diferentes profissões e classes sociais que aqui chegaram entre 1956 e 1960. Pela perspectiva do olhar feminino apresenta-se um enfoque inovador da saga da construção de Brasília.

Dia 09 de março (quarta) - Infância de Monique
De Fábio e Fabrício Porto. Brasil, 2013. 74 min. Drama. Classificação: 16 anos
Sinopse: Solange é uma prostitura que doa sua filha Monique para um casal que vai morar nos EUA. Alguns anos depois quando está tentando ir atrás dela, seu antigo namorado Maike reaparece, mas as coisas já não são como antes. “Infância de Monique” é a tentativa de encontro desses personagens, do que são e do que gostariam de ser.
Roda de conversa sobre o filme: Após a sessão haverá uma conversa entre os diretores Fabrício e Fábio Porto, e os atores Clarice Siewert e Samuel Kühn. A mediação será realizada pelo Prof. Allan Gomes (Psicologia-ACE/Joinville).

Dia 15 de março (terça) - Hoje
De Tata Amaral. Brasil, 2013. 87 min. Drama. Classificação: 12 anos
Sinopse: Vera (Denise Fraga) é uma ex-militante política que recebe uma indenização do estado brasileiro em decorrência do desaparecimento de seu marido, vítima da repressão provocada pela ditadura militar. Com o dinheiro, ela consegue comprar o tão sonhado apartamento próprio, finalmente, ser reconhecida como viúva. No dia de sua mudança, recebe uma visita inesperada que altera a sua vida. Baseado no livro Prova Contrária, de Fernando Bonassi.

Dia 16 de março (quarta) - Ida 
De Pawel Pawlikowski. Polônia, 2013. 80 min. Drama. Classificação: 14 anos
Sinopse: Às vésperas de assumir seus votos e compromissos com freira no convento onde foi criada, Anna é levada a conhecer sua única parente viva – sua tia Wanda. A partir de Wanda, Anna descobre revelações impressionantes de seu passado, atado ao passado da Polônia nos anos de dominação nazista, e vai em busca de respostas e do túmulo de seus pais, em sua cidade natal. Nessa jornada, Anna encontra uma nova identidade, um amor e começa a questionar seu futuro.

Dia 22 de março (terça) - Lulu nua e crua 
De Sólveig Anspach. França, 2013. 99 min. Comédia dramática. Classificação: 12 anos
Sinopse: Após uma entrevista de emprego mal sucedida, Lulu (Karin Viard) decide não voltar para casa, deixando o marido e os filhos à sua espera. Ela não tem nada planejado e se dá alguns dias de liberdade, aproveitando plenamente o que vier em seu caminho. Neste caminho, ela acaba encontrando pessoas que também estão na beira do mundo e alguém que perdeu de vista há muito tempo: ela mesma.

Dia 23 de março (quarta) - Mommy 
De Xavier Dolan. Canadá, 2014. 138 min. Drama. Classificação: 16 anos
Sinopse: Diane é uma mulher viúva que vive constantemente mal-humorada. Mãe solteira, ela se vê sobrecarregada com a guarda em tempo integral de Steve, seu filho de 15 anos, que sofre de déficit de atenção. Enquanto eles tentam sobreviver e lutar em meio a essa situação imprevisível, Kyla, uma garota que mora do outro lado da rua, se oferece para ajudar. Juntos, os três encontram um novo equilíbrio e a esperança volta a aparecer. 

Dia 29 de março (terça) - Miss Violence 
De Alexandro Avranas. Grécia, 2013. 98 min. Drama. Classificação: 18 anos
Sinopse: No dia de seu aniversário de 11 anos, Angeliki pula da sacada e morre com um sorriso no rosto. Enquanto a polícia e o serviço social tentam descobrir a razão para o aparente suicídio, a família insiste que foi tudo um acidente. Qual é o segredo que Angeliki guardou com ela? Por que sua família insiste em tentar esquecê-la e seguir em frente? 

Dia 30 de março (quarta) - O congresso futurista 
De Ari Folman. França/Israel, 2014. 122 min. Ficção/Animação. Classificação: 12 anos
Sinopse: Robin Wright, interpretando a si mesma, é uma atriz hollywoodiana que já foi uma grande promessa, mas que agora já está chegando à meia idade. Ela recebe a proposta de um grande estúdio para vender sua identidade cinematográfica: ela será escaneada e sampleada, para que seu clone possa ser usado sem restrições em todo e qualquer tipo de filme. Além do dinheiro, ela recebe a promessa de ser mantida eternamente jovem em todos os filmes produzidos. Após a expiração deste contrato, Robin retorna para encontrar um mundo distópico, controlado pelo indústria do entretenimento.