domingo, 20 de março de 2016

Protagonismo da mulher: feminismo e violência


O Instituto em Defesa da Igualdade de Gênero (+ Gênero) convida todas e todos a participar do evento... Protagonismo da mulher: feminismo e violência

Todas e todos são bem-vindas/os para participar, aprofundar seus conhecimentos, compartilhar suas experiências e enriquecer a discussão sobre as questões de gênero e os direitos da mulher. 

Programação:

Dia 30 de março às 19h30min - Aspectos práticos da identidade de gênero no cárcere
Palestrante: João Marcos Buch, Juiz de Direito da Vara de Execução Penal e Corregedor do Sistema Prisional da Comarca de Joinville/SC. Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Autor de diversas obras “Execução penal e dignidade da pessoa humana”, “Encontre-me no café em Paris” e “Crônicas relatos vivências”.
20h30min - Sexualidade, controle penal e o crime de aborto
Palestrante: Carla Odete Hofmann, Advogada e Gestora Acadêmica do Curso de Direito da Faculdade Guilherme Guimbala. Mestra em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali. Doutoranda em Direito Penal na Universidade de Buenos Aires – UBA. Professora de Direito Penal e feminista.

Dia 31 de março às 19h30min - O encarceramento feminino a partir da Lei de Drogas: uma análise pela ótica da criminologia crítica
Palestrante: Paola Hakenhaar, Professora de Criminologia e Direito Penal do Curso de Direito da Faculdade Guilherme Guimbala e da Faculdade Cenecista de Joinville. Especialista em Direito Penal e Direito Processo Penal Empresarial pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Feminista.
20h30min - Roda de conversa com detentas do Presídio Regional de Joinville

Dia 01 de abril às 19h30min - Feminismos e multiculturalismo: uma vivência na Palestina
Palestrante: Daniela Rosendo, Professora de Filosofia do Curso de Direito da Faculdade Guilherme Guimbala. Doutoranda e Mestra em Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Assessora de Pesquisa no Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH). Membro do Comitê Latino Americano e do Caribe para Defesa dos Direitos da Mulher - Cladem Brasil. Autora da obra “Sensível ao cuidado: uma perspectiva ética ecofeminista”.
20h30min - Espelhos - Performance artística com o ator e produtor cultural Cristiano Nagel

Local: Teatro da Liga com entrada gratuita limitada a 300 (trezentos) lugares.

Para os participantes serão emitidos certificados e enviados por e-mail, mediante assinatura da lista de presença e informação do endereço eletrônico.

O Instituto + Gênero apoia a socialização e o empoderamento das mulheres haitianas residentes em Joinville, através de doações de alimentos não perecíveis. Participe! E-mail: maisgenero@gmail.com