quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O que é a compostagem?

A compostagem de alimentos que seriam desperdiçados é uma ação viável? Uma das maneiras mais eficazes de utilizar o alimento desperdiçado é reciclá-lo através da compostagem. Ao transformar o desperdício de alimentos em adubo podemos devolver preciosos nutrientes ao solo, além de reduzir a quantidade de resíduos produzidos em casa e coletivamente que iriam para aterros sanitários. A compostagem é o processo natural de decomposição da matéria orgânica, tal como resíduos de animais e alimentos, por microorganismos e sob condições controladas. O composto é importante porque melhora a saúde do solo e sua capacidade de resistência à choques como a seca, incluindo a adaptação às mudanças climáticas.

O composto é uma rica fonte de matéria orgânica, uma substância vital para a retenção do ar, da umidade e dos nutrientes. A matéria orgânica do solo desempenha um papel importante na manutenção da fertilidade do solo e, consequentemente, na produção agrícola sustentável. Pode ser ainda uma fonte de nutrientes como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) para as plantas, melhorando as propriedades físico-químicas e biológicas do solo. Outras vantagens para o solo incluem:
* Melhoria das propriedades físicas:
- Ao facilitar a gestão agrícola para a semeadura
- Ao aumentar a capacidade de retenção de umidade
- Ao reduzir o risco de erosão
- Ao regular a temperatura do solo
- Ao reduzir a evaporação da água e regular a umidade
* Melhoria das propriedades químicas:
- Ao fornecer macronutrientes (N, P, K) e micronutrientes
- Ao aumentar a capacidade de troca de cátions
* Melhoria da atividade biológica:
- Ao fornecer organismos (tais como bactérias e fungos) que transformam materiais insolúveis em nutrientes do solo para as plantas e destroem substâncias nocivas
- Ao melhorar as condições do solo e a adição de carbono para manter a biodiversidade, a micro e a macrofauna (minhocas)

Essas vantagens se manifestam em forma de redução do risco dos cultivos, maior rendimento e menor dependência de fertilizantes inorgânicos, água e pesticidas suplementares para os agricultores. Ao fortalecer e reabastecer o solo, por fim, o composto ajuda na resistência do solo à erosão causada pelo vento e pela água, permitindo que a água entre melhor no solo, o que pode impedir que uma chuva se transforme em inundação. A compostagem é economicamente viável e ajuda os agricultores a melhorar a produtividade dos solos e sua renda.

Todos tem um papel a desempenhar - A compostagem é um método simples mas muitas vezes esquecido para cuidar da saúde do solo. Os agricultores certamente desempenham um papel central na preservação dos solos, mas todos podem contribuir à sua maneira. Você também pode fazer a diferença compostando seus resíduos orgânicos e utilizando-os como adubo orgânico na sua horta ou jardim, ou mesmo fazendo a compostagem nos jardins do bairro.

Ensine seus filhos a reduzir o desperdício de alimentos e mostre à eles o processo da compostagem, salvar nosso solo é o compromisso que temos com as gerações futuras!

Fonte: 2013 FAO (Food Wastage Footprint, Impact on Natural Resources)