segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Com a palavra o Conselho Tutelar de Joinville

Na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Joinville da última quarta, dia 11 de fevereiro, o Conselho Tutelar do município apresentou reivindicações e anunciou a adesão à paralisação nacional dos conselhos. 

Foto: Sabrina Seibel

O orador Roberto Zacharias Junior, membro do Conselho Tutelar do município, apresentou a carta aberta dos conselheiros em que anunciou a adesão dos conselheiros do município à paralisação nacional da categoria para o dia 12 de fevereiro. Os conselheiros do município se comprometeram a manter atendimento mínimo à população por meio de plantão. A paralisação tem raiz no repúdio dos conselheiros de todo o país ao assassinato de três colegas ocorrido na cidade de Poções/Pernambuco. O documento dos conselheiros trouxe, também, reivindicações tais como o respeito das autoridades municipais à autonomia do Conselho Tutelar e o investimento em capacitação continuada dos membros, bem como em estrutura administrativa.

Durante a sessão os vereadores aprovaram a Moção 49/2015, sugerida pelo vereador James Schroeder (PDT), que apela à Prefeitura que atenda as reivindicações dos conselheiros. "No Brasil conselheiros tutelares estão expostos ao perigo quando executam ações de retirada de tutela de crianças. O Conselho Tutelar existe para garantir os direitos humanos de crianças e adolescentes", afirmou o vereador.