sexta-feira, 23 de maio de 2014

"A Magia de Miró" chega a Curitiba com 69 obras do artista espanhol


'Le cheval ivre', de Miró


Começou nesta quarta, dia 21 de maio, em Curitiba, a exposição “A Magia de Miró”, com 69 obras do artista espanhol, entre desenhos e gravuras, além de 23 fotografias em preto e branco de Miró registradas pelo curador da mostra, Alfredo Melgar, o Conde de Villamonte, que é fotógrafo galerista em Paris. A exposição segue até o dia 20 de julho na Caixa Cultural, Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro. O horário de funcionamento é de terça a sábado das 09h às 20h, e das 10h às 19h aos domingos, com entrada gratuita.

“A Magia de Miró” traz ao público um plano mais íntimo e pessoal do mundo do artista ao exibir esboços ou notas e obras produzidas sobre papel, com lápis e giz de cera, ao longo dos últimos cinco anos de vida do espanhol. Já as ilustrações são de diferentes épocas da produção de Miró, entre 1962 e 1983, e remetem ao universo do processo de criação do artista.

Sobre o artista: Miró nasceu em Barcelona, na Espanha, no dia 20 de abril de 1893, e morreu em 25 de dezembro de 1982, em Palma de Maiorca, também na Espanha. Ele é um dos mais renomados artistas da História da Arte Moderna. Em 1954, Miró ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza. Quatro anos depois, recebeu o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim pelo mural que realizou para o edifício da Unesco, em Paris.

FONTE: http://g1.globo.com/