Cidadãos que já tiveram família, casa, emprego e chegaram à condição de moradores de rua, agora possuem uma nova chance de ter suas vidas resgatadas, encontrar uma profissão e recuperar a dignidade humana. Este é o projeto do Centro Pop/Porto Seguro, da Secretaria de Assistência Social de Joinville (rua Urussanga, 1.180), por onde têm passado todo mês cerca de 350 moradores de rua.
No Centro Pop o atendimento é diário e orientativo, dando suporte na área médica, psicológica, sanitária de forma a resgatar na pessoa o desejo de vislumbrar um novo projeto de vida. “Muitos nos procuram espontaneamente, outros são indicados pela comunidade. Fazemos a abordagem, a triagem e iniciamos o trabalho. O certo é que o sucesso depende essencialmente das pessoas. Muitos voltam para casa, para o trabalho, reconquistam emprego... Também há muitos que vão a óbito” (palavras do coordenador Jucélio Narciza).
Este ano, em Joinville, alguns moradores de rua se formaram em técnicos em manutenção de monumentos históricos. Na próxima quinta, dia 12 de dezembro, às 14h, cinco moradores de rua de Joinville receberão diploma de conclusão de curso profissionalizante de eletricista de automóvel e soldador Mig e Mag.
Os cinco que agora se formam se destacaram em um grupo de dez que tiveram a oportunidade de se qualificar. Eles viveram na rua por cerca de três anos e há um ano se matricularam no EJA (Ensino para Jovens e Adultos), passaram por terapia ocupacional e se qualificaram em cursos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em parceria com o Senai/SC.