Neste fim deste ano, Joinville será convidada a reviver a atmosfera musical que envolveu a Europa na passagem do século 18 para o 19 – fatia da história da música conhecida como Classicismo, de onde despontaram grandes nomes como o compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Quem conduzirá o espetáculo é a Orquestra Prelúdio que inicia uma nova temporada de concertos em novembro, com o patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).
Serão três apresentações gratuitas com repertório do período Clássico, iniciando na Sociedade Harmonia Lyra (20/11 - quarta), seguindo para a sala de cinema do Shopping Mueller (23/11 - sábado) e a Sociedade Cultural Alemã de Joinville/Casa da Memória (1º/12 - domingo).
Orquestra Prelúdio - As atividades iniciaram em março de 2011 sob a liderança do maestro Rafael Huch, com o objetivo de oportunizar a vivência e a prática musical em conjunto para músicos da cidade. A Prelúdio é uma orquestra de câmara que conta com ensaios semanais e, desde 2015, passou por um processo de aprimoramento que visou uma melhoria técnica e profissionalização do grupo. No final de 2017, por iniciativa dos próprios músicos e do maestro, constituiu-se uma associação para a orquestra, denominada ACAJE (Associação Cultural e Artística de Joinville) – já reconhecida como Utilidade Pública Municipal, por meio da LEI 8.747. A Orquestra Prelúdio tem se destacado como referência no gênero da música instrumental em Santa Catarina e já alcançou, mais de 25 mil pessoas diretamente por meio de seus concertos e apresentações. Recentemente, a orquestra inaugurou seu projeto de extensão, oferecendo aulas de música para as crianças do bairro Jardim Paraíso, no projeto Música e Cidadania.