quarta-feira, 13 de julho de 2016

"Uma Noite no Museu"

A programação Uma Noite no Museu será realizada pela Associação dos Amigos do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville (AMASJ), a partir deste mês. A proposta desta série de palestras é uma mediação cultural sobre os temas arqueologia e patrimônio para oferecer aos estudantes da área e também ao público em geral. As palestras serão realizadas no auditório do MASJ, a partir das 19h, com entrada gratuita. 

A primeira será realizada amanhã, dia 14 de julho, com o tema "Povoamento da América: estudos e atualizações", que será apresentado pela arqueóloga do MASJ, Beatriz Ramos da Costa. Desde quando a América foi povoada? Há 15 mil, 20 mil, 40 mil anos atrás? Quais foram as rotas de dispersão usadas? Quais as datações mais antigas e que hoje reconfiguram os esquemas de povoamento e dispersão? Muitos questionamentos e novas possibilidades de análises vem sendo discutidas nas últimas décadas. A passagem pelo Estreito de Bering, tão referenciada como a possível “ponte “ para a América, atualmente, é compreendida como apenas uma das possibilidades de migração. Na palestra, Beatriz apresentará estudos e algumas teorias que estão sendo discutidas recentemente.

Em agosto, no dia 11, o tema será "Guarda e Conservação de Acervo Arqueológico", com a conservadora do MASJ, Adriana Maria Pereira dos Santos. No dia 15 de setembro o pesquisador e especialista em Arqueologia, Julio Cesar de Sá, apresentará seu estudo sobre as fibras trançadas e os tipos de nós encontrados no sambaqui Cubatão I. Em outubro, também dia 15, a palestra programada será sobre a Paisagem Jê, com o arqueólogo Prof. Dr. Rafael Corteletti. Maiores informações pelo telefone 3433-0114.