domingo, 26 de julho de 2015

Escola de Formação em Direitos Humanos


Em agosto inicia a Escola de Formação Popular em Direitos Humanos. A atividade está dividida em quatro etapas, sempre aos sábados a tarde, das 14h às 18h, no auditório do Centro dos Direitos Humanos de Joinville. A primeira etapa será no dia 15 de agosto com a assessoria do Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Alexandre Karazawa Takashima, para tratar do tema “Redução da Maioridade Penal. Para a segunda etapa o tema proposto será “Homofobia na Escola”, com o psicólogo Ematuir Teles de Souza, no dia 12 de setembro e para encerrar o cronograma de atividades da escola a assessoria irá tratar de Religiosidade e Política, com a professora Maria Elisa Máximo em 26 de setembro. A quarta etapa será no dia 03 de outubro com o assessor Alexandre Mandl, advogado das Fábricas ocupadas e do Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville (Sinsej), explanando sobre “Organização Sindical e Estudantil”.

O objetivo da Escola é orientar para o pleno desenvolvimento da personalidade humana e do sentido de sua dignidade. Deve fortalecer o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais, assim, visa atuar de forma sistemática e continuada no processo de educação em Direitos Humanos, como estratégia de construção de uma sociedade justa e sem exclusão social para valorizar e multiplicar conhecimentos produzidos nas experiências de vida e de luta, na defesa dos Direitos Humanos.

Em sua VII edição, apresenta o tema “Violência e Intolerância”, para abordar problemas que ameaçam a vida e a liberdade das minorias e movimentos que sofrem a criminalização de suas ações. Esta temática foi levantada na reunião de planejamento do CDH no início deste ano, com a presença de vários movimentos e profissionais da educação.

A Escola tem o limite de 60 vagas e oferece certificado com a carga horária de 16 horas para quem participar de todas as etapas. A Escola de Formação Popular e Direitos Humanos é gratuita. Maiores informações pelo telefone (47) 3025-3447 ou no site http://www.centrodireitoshumanos.org.br/