domingo, 31 de maio de 2015

31 de maio - Dia Mundial Sem Tabaco

No Brasil a Lei n.º 12.546/2011, determina que desde 03 de dezembro de 2014 seja proibido fumar cigarros, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos derivados do tabaco em locais de uso coletivo, públicos ou privados, de todo o país. Essa proibição se aplica a restaurantes, bares, boates, escolas, universidades, hotéis, pousadas, casas de shows, ambientes de trabalho, repartições públicas, instituições de saúde, veículos públicos e privados de transporte coletivo, hall e corredores de condomínios, etc., mesmo que o ambiente seja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou toldo.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Segundo dados da OMS um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Além disso, pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.

Os benefícios de parar de fumar:
– Quando você melhora um aspecto de sua vida, outros também melhoram em seguida.
– Aumento da autoestima sentindo-se uma pessoa mais segura.
– Aumento da sua capacidade pulmonar, assim como da energia.
– Se você tem tosse de fumante ela vai desaparecer.
– O risco de doença do coração, de enfisema pulmonar e de vários cânceres vai diminuindo com o tempo, até que você não tenha risco maior que uma pessoa que nunca fumou.

Dicas para ajudá-lo a permanecer sem cigarros: 
– Planeje com antecedência para ajudar a evitar recaídas.
– Faça uma conta em separado, com o dinheiro que você não gasta mais com cigarro.
– Consulte seu médico e pratique alguma atividade física.
– Procure novas atividades ou desenvolva antigas de outra maneira.
– Aumente o tempo que passa em lugares onde não se pode fumar.
– Faça uma lista das dicas mais importantes para você e reveja seu manual regularmente.
– Ajude um amigo a parar de fumar, trocando com ele as suas experiências.
– Planeje uma grande comemoração para festejar os seus seis primeiros meses sem fumar.

E se você não parou? Não se desespere, muitos ex-fumantes de sucesso fizeram várias tentativas antes de conseguir. O mais importante é que não use o insucesso dessa tentativa como uma desculpa para continuar a fumar e não tentar novamente. Dê a si mesmo um número de chances, quantas forem necessárias, até que obtenha sucesso em parar de fumar.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer – Inca / Coordenação de Prevenção e Vigilância – Conprev