quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Vida profissional

Hora para decolar na carreira 
Repense sua situação, trace suas metas e crie as estratégias para atingi-las 

A virada do calendário é o momento favorável para renovar as energias e traçar novas metas. Na entrada do novo ano, além de se comprometer a tomar atitudes que tragam mais satisfação e qualidade de vida, a ocasião também é propícia para uma reavaliação profissional. Por isso, especialistas em RH sugerem que, junto com metas como emagrecer, parar de fumar ou fazer exercícios, também sejam incluídos objetivos profissionais.

Se você almeja melhorar sua performance no trabalho, pleitear um aumento, qualificar-se e conseguir uma promoção, leve a sério as promessas de final de ano e vá à luta. Sejam quais forem os seus anseios, a psicóloga Roberta Nascimento, consultora de carreira, ensina que o ideal é analisar bem a sua situação atual antes de começar a elencar os objetivos.

“Eu aconselho a quem estiver pensando em dar uma renovada na carreira no próximo ano, a primeiro, refletir sobre a fase na qual se encontra. Pergunte a si mesmo se você está satisfeito com o que faz, se está na atividade que gostaria, se tem prazer no trabalho.”

Com a autoanálise feita, mãos à obra. O primeiro passo é ser bastante prático e não confundir sonho com meta. Segundo explica Crismeri Delfino Correa, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), entende-se por meta tudo o que pode ser alcançado: “Eu não posso dizer que vou emagrecer cinco quilos até amanhã. Mas eu tenho como elaborar uma estratégia para chegar a esse resultado em um prazo razoável e pré-determinado. Isso serve para tudo na vida”.

De nada adianta refletir, determinar o que se quer, estipular um limite para atingir esse alvo e deixar com que os projetos de início de ano caiam no esquecimento ao longo dos dias. Para que isso não aconteça, Crismeri aconselha a colocá-los no papel e as retomá-los de tempos em tempos. Pense bem...

Planejamento
- Reflita sobre a sua situação atual: Você está satisfeito com o seu desempenho? Está na atividade que gostaria? Tem prazer no trabalho? O seu salário corresponde aos seus anseios?
- Uma boa dica é pedir um feedback para seu gestor ou para um colega de confiança, assim você terá a percepção de outra pessoa de como é seu desempenho e poderá pedir sugestões de aprimoramento.
- Estabeleça metas baseadas em suas competências e nas necessidades de mercado.
- Defina com clareza seus objetivos e assegure-se de que poderão ser alcançados.
- Estabeleça prazos para cumprir essas metas.
- Anote em papel ou em seu computador os objetivos e os prazos.
- Volte às anotações de tempos em tempos e veja como anda o cumprimento de cada um dos objetivos.

Dicas
- Não espere até o Carnaval: se está precisando se recolocar ou pensando em buscar novas oportunidades, comece o ano agindo positivamente em prol de sua carreira, prepare seu currículo e mãos à obra.
- Avalie sua empregabilidade: prepare seu currículo e peça para profissionais de recursos humanos analisá-lo.
- Aqueça seu network: procure aquelas pessoas que foram importantes em sua trajetória e conhecem suas qualificações. Se possível, combine um café ou almoço para janeiro.
- Aproveite este clima de renovação e pergunte ao seu líder como você esta indo, e, principalmente, como pode fazer melhor.
- Coloque na agenda sua formação: planeje para 2015 aquele curso que está pensando em fazer há algum tempo.
- Você pode fazer uma mudança de 180º na sua carreira, o principal é que esta mudança seja estruturada e que ocorra passo a passo.

FONTE: Marcelo Cassales Saldanha, psicólogo com certificação em coaching pela universidade de Oxford.