A Margarida simboliza lealdade, pureza, confiança, simplicidade.
Em inglês, a flor Margarida tem o nome de “Daisy”, que vem do inglês arcaico: day´s eye que significa “olho do dia”, uma alusão ao movimento que a flor faz ao se abrir e fechar com o sol.
As Margaridas, com suas cores e seu perfume, abrilhantam os jardins com a sua volumosa folhagem cheia de flores. Florescem geralmente durante uma longa estação, que vai desde a primavera até ao início do inverno.
A Margarida representa inocência, pureza, lealdade, simplicidade, confiança, virgindade, e significa ter criatividade na hora da dúvida.
Por isso é uma imagem apropriada para servir como lembrete para a prática do Ho’oponopono.
O que é o HO'OPONOPONO?
Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo” na língua original falada no Havaí. Embora não muito divulgado ainda aqui no Brasil, o Ho’oponopono tradicional faz parte do sistema de cura Huna. É o nome que o empresário/pesquisador americano Max Freedom Long deu à sua versão do espiritualismo dos povos antigos do Havaí.
Este Ho’oponopono que estamos divulgando aqui é bem diferente do Ho’oponopono Huna. No sistema Huna o processo de cura Ho’oponopono é interpessoal, requer a participação de todos no processo de reconciliação, da solução de problemas. Este novo Ho’oponopono é um processo intrapessoal, é você em comunicação com a Divindade. Foi desenvolvido pela Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona que o ensinou ao Dr. Ihaleakala Hew Len.
Como praticar o HO'OPONOPONO?
Entenda que o intelecto não dispõe dos recursos para resolver problemas, ele só pode manejá-los. E manejar não resolve problemas. Ao fazer o Ho’oponopono você pede a Deus, a Divindade, para limpar, purificar a origem destes problemas, que são as recordações, as memórias. Assim, neutraliza a energia que você associa à determinada pessoa, lugar ou coisa. No processo esta energia é libertada e transmutada em pura luz pela Divindade. E dentro de você o espaço vazio é preenchido pela luz da Divindade. Então, no Ho’oponopono não há culpa, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa, sua origem. No momento que você nota dentro de si algum incômodo em relação a uma pessoa, ou lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, peça a Deus: “Divindade, limpe em mim o que está contribuindo para este problema.”
Então use as frases desta sequência: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato”.
Várias vezes, você pode destacar uma que lhe toca mais naquele momento e repeti-la. Deixe sua intuição lhe guiar.
Quando você diz “Sinto muito”, você reconhece que algo (não importa saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente. Você quer o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo.
Ao dizer “Me perdoe”, você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar a se perdoar.
“Te amo”, transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino.
“Sou grato”, é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos.
A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pela Divindade, você pode ser inspirado a tomar alguma ação, qualquer que seja, ou não. Se continuar uma dúvida, continue o processo de limpeza e logo terás a resposta quando completamente limpo.
Lembre-se sempre que o que você vê de errado no próximo também existe em você, somos todos um. Portanto toda cura é autocura. Na medida em que você melhora o mundo também melhora. Assuma esta responsabilidade. Ninguém mais precisa fazer este processo, só você.
Aqui está a oração original da Morrnah, simples e poderosa:
“Divino criador, pai, mãe, filho, todos em um…
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão…
Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz…
Assim está feito.”
Faça esta oração em relação à qualquer problema com qualquer pessoa; ao se fazer o apelo ao Divino criador estamos nos dirigindo à divindade que existe em todas as pessoas, que é a extensão do Divino criador. Só é necessário isso.