domingo, 11 de março de 2018

Como saber se uma criança está viciada em tecnologia por Marcio Kühne

"Hoje em dia cada um de nós está ligado eletronicamente a todo o mundo, 
e no entanto nunca como agora nos sentimos tão sós"

Mais de metade dos pais se preocupam com o uso da tecnologia por parte dos filhos. As evidências estão aumentando: a dependência acentuada das crianças em aparelhos pode se tornar tão prejudicial para sua saúde física e mental como vícios reconhecidos como bebida, drogas ou jogos de azar. Um estudo da British Heart Foundation alertou que apenas uma em cada 10 crianças da "geração digital", está ativa o suficiente para ser saudável. Atualmente, muitos pais usam esses dispositivos como "babá" para acalmar e entreter seus filhos, muitos sequer controlam o tempo de uso. Não há necessidade de explicar o dano que isto fará ao bem-estar das gerações futuras. Se você está educando seus filhos sobre o uso moderado, na maioria dos casos, não haverá problemas sérios. No entanto, quando a tecnologia não está sendo gerenciada corretamente, esse é o momento em que realmente você precisa começar a mudar as coisas:

1. Um sinal de que uma criança pode ter um problema com a tecnologia é quando um pai está tentando fazer com que a criança faça outra coisa que seja divertida, como ir ao cinema ou participar de uma atividade ao ar livre e a criança está relutante em fazê-lo. 

2. Outro sinal de alerta é se a quantidade de tempo que ela gasta usando os dispositivos aumenta.

3. Fique atento se ela se torna muito sensível quando qualquer preocupação é expressa sobre o uso da tecnologia.

4. Se uma criança parece tensa ou chateada quando não consegue estar online, e esse sentimento desaparece quando ela recebe seu dispositivo.

5. Atente também para o comportamento desonesto, se a criança oculta o uso do seu dispositivo, escondendo ou usando na cama sem o seu conhecimento.