segunda-feira, 5 de março de 2018

40 anos - Alcione

São 40 anos de aventuras 
Desde que mãe teve a doçura 
De dar a luz pra esse seu nego 
E a vida cheia de candura 
Botou canção nesses meus dedos 
E me entregou uma partitura 
Pra eu tocar o meu enredo 

Sei que às vezes quase desatino 
Mas esse é o meu jeito latino 
Meio Zumbi, Peri, Dom Pedro 
Me emociona um violino 
Mas também já chorei de medo 
Como chorei ouvindo o Hino 
Quando morreu Tancredo 

Dos 40 anos de aventuras 
Só 20 são de ditadura 
E eu dormi, peguei no sono 
E acordei no abandono 
E o país tava sem dono 
E nós fora da lei 

Quem se apaixonou por Che Guevara 
Até levou tapa na cara, 
Melhor é mudar de assunto 
Vamo enterrar esse defunto 
Melhor lembrar de Madalena 
De Glauber Rocha no cinema 
Das cores desse mundo 

Jimmy, Janis Joplin e John Lennon 
Meu Deus, o mundo era pequeno 
E eu curtia no sereno 
Gonzaguinha e Nascimento 
O novo renascimento 
Que o galo cantava 

Ava Canoeiro, Travessia 
Zumbi no Opinião sorria, 
De Elis surgia uma estrela 
Comprei ingressos só pra vê-la 
Levei a minha namorada 
Com quem casei na disparada 
Só para não perdê-la 

Lavei com meu pranto os desatinos 
Pra conversar com os meus meninos 
Sobre heróis da liberdade 
De Agostinho de Luanda 
A Buarque de Holanda 
Foram sóis na tempestade 

Mesmo escondendo os tristes fatos 
Curti meu tricampeonato 
Porque também sou batuqueiro 
Como eu nasci em Fevereiro 
E o carnaval tá no meu sangue 
Sou dos palácios, sou do mangue, 
Enfim, sou brasileiro 

Sou Ayrton Senna, eu sou Hortência 
Dou de lambuja a minha vidência 
Não conheço maior fé 
Que a de Chico Xavier 
Que para Deus já é Pelé 
Que é o nosso rei da bola 

Rola essa pelota companheira 
Judô pra que se a capoeira 
Pode dar tombo em capataz? 
Mandinga dou pra satanás 
Se a Broadway conhecer Mangueira 
Bumba meu boi, na alma estrangeira 
Primeiro mundo, samba 

Quem tem Raoni, tem Amazônia 
Se está sofrendo de insônia 
É porque tem cabeça fraca 
Ou está deitado eternamente 
Em berço esplêndido ou é babaca 
Ou tá mamando nessa vaca 
O leite dos inocentes 
Vamos ensaiar oh minha gente 
Levar nosso Brasil pra frente 

Laia, laia, laia, laia, laia, 
Laia, laia, laia, laia, laia, 
Laia, laia, laia, laia, laia