As joaninhas são consideradas trazedoras de muito boa sorte no cristianismo. A razão para tal é que se acredita que as joaninhas foram enviadas à Terra pela própria Virgem Maria. Como as joaninhas se alimentam de insetos menores como os pulgões, que são conhecidos como pragas destruidoras de plantações, a lenda mais comum é a de que a Virgem Maria teria enviado esses insetinhos vermelhos pintados à Terra como um presente a todos os agricultores. As joaninhas comeriam os pulgões e evitariam que as plantações fossem destruídas, garantindo que os lavradores teriam uma colheita farta.
Se você fosse ao campo e visse joaninhas na sua plantação, você saberia que a Virgem Maria estava desejando a você uma colheita farta. Por causa desta lenda, agricultores contavam esta história cativante às crianças (e às vezes, ainda contam): “Nunca mate uma joaninha, porque isso pode lhe trazer azar!” Pelo fato das joaninhas proporcionarem uma boa colheita aos agricultores, elas foram associadas à prosperidade e à abundância, já que era exatamente isso que elas traziam aos fazendeiros que tinham a sorte de ter joaninhas em suas terras.
As joaninhas também são associadas à boa sorte simplesmente por elas serem insetos “bons”, que não machucam ninguém, que pousam tranquilamente nas pessoas e caminham em seus braços ou pernas. Elas também, como citado acima, comem insetos menores que destroem plantações e causam más colheitas aos fazendeiros. Elas são insetos com boas intenções e por isso são associadas à boa sorte e à felicidade. Por isso, se uma joaninha pousar em você, acredita-se que boas coisas estão para lhe acontecer. Da mesma forma, também acredita que se uma joaninha pousar em algo seu, significa que irá ganhar outro igual ou melhor.
Quando esse simpático e delicado inseto escolhe seu dedo para pousar, isso quer dizer que você é um afortunado e tem direito a fazer um pedido. A direção em que ela voar indica de onde virá sua sorte, como diz O Livro Ilustrado dos Símbolos. Em inglês, a joaninha é chamada de beetle of our lady, besouro de Nossa Senhora. Esse nome teve origem na Idade Média, quando os agricultores pediram à Virgem Maria para salvar suas lavouras. Então, apareceram as joaninhas, que destruíram as pragas, atendendo ao pedido dos fiéis. Dizem que achar uma joaninha com mais de sete manchas é sinal de prejuízo. Com menos de sete, hora de boa colheita.
"Joaninha, fará bom tempo no domingo?" Se a joaninha voar antes que você possa repetir a pergunta três vezes, o tempo será bom no fim de semana. Esse insetinho encantador é considerado um sinal de boa sorte.
Uma das razões prováveis é que ele aparece sempre nos primeiros dias da Primavera.
Além disso, ele se alimenta de piolhos das plantas, afídeos (conhecidos como pulgões) e muitos outros insetos nocivos. Em alguns lugares chega a ser criado com essa finalidade. Há centenas de espécies de joaninhas, diferentes em tamanho bem como na cor e número de manchas no primeiro par de asas. Podem ter de 2 a 24 manchas.
No Verão, a joaninha voa o dia inteiro, de uma árvore para outra, de um flor para outra. Come um número incrível de insetos. No Inverno, em grupos grandes, hibernam debaixo de um pedaço de casca de árvore ou outro abrigo semelhante. Elas põem de três a cinqüenta ovos, nas costas das folhas. As larvas também se alimentam de afídeos. Quando atacadas, defendem-se de uma maneira particular: expelem um líquido de cheiro desagradável sobre o inimigo, que bate em retirada, enjoado.
Matar uma joaninha pode trazer azar e tristeza!