* A preocupação com atividade física existe desde cedo. Bebês, antes de engatinhar, devem ser estimulados a manter-se ativos ao longo do dia, propiciando momentos em que eles precisem alcançar objetos e brincar de puxar e empurrar, por exemplo. É importante mantê-los posicionados de forma que consigam mexer braços e pernas livremente.
* Enquanto estão acordados, é importante ter um momento para que fiquem de barriga para baixo. Essa posição ajuda a fortalecer os músculos necessários para sentar e engatinhar.🏼
* Deixar o bebê de barriga para baixo e colocar brinquedos próximos para que ele tente alcançar é uma ótima brincadeira! É natural que no início possa ocorrer alguma resistência a essa posição, então comece aos poucos e aumente o tempo gradativamente.
* A postura de barriga para baixo deve ser usada apenas com o bebê acordado, pois durante o sono aumenta o risco de morte súbita do lactente.
* Andadores não são recomendados nem para a prática de atividade física nem para mais nada🏼, uma vez que seu uso está associado a um grande risco de acidentes. Os andadores que viram balanço também não são recomendados, já que estimulam que a criança toque o chão com a ponta dos pés, o que pode atrasar o início da marcha.
* Quando começam a andar, o ideal é mantê-los ativos por pelo menos 180 minutos, que não precisam ser consecutivos, em atividades dentro e fora de casa.
* Contam como atividade física desde ficar em pé, rolar, até correr, pular e saltitar. Nesta fase, atividades como brincar no trepa-trepa, brincadeiras na água, andar de bicicleta, pega-pega e jogar bola são algumas das boas escolhas.