No Centro de Educação Infantil Casulo da Borboleta a prática pedagógica com os bebês é pautada no desenvolvimento por fases, embora seja fundamental considerar sempre a criança como única! Idade é só um dos fatores para o desenvolvimento, há ainda interesses, contexto, personalidade, habilidades já adquiridas. Sem comparação, ok?
De forma abrangente aos quatro meses as crianças se mostram capazes de ficar longe da mãe por períodos maiores, uma vez que teve um grande desenvolvimento na visão e na intencionalidade de seus atos, observa suas mãos e pés, leva à boca, acompanha movimentos, começa a segurar objetos, percebe pessoas diferentes de seus cuidadores principais.
Bom momento para ter:
➡️ mais socialização (conhecer outras pessoas, lidar com a presença de grupos, observar bebês como ela, até o se olhar no espelho é bastante significativo);
➡️ períodos de bruços;
➡️ observação ao ar livre;
➡️ móbiles (gradação de cor, movimento suave ou até argola de madeira e/ou guizo);
➡️ texturas (lixa, plástico bolha, papel celofane e seda, são super seguros pra fixar no chão e oportunizar um tempo de bruços com qualidade);
➡️ pequenas garrafas sensoriais (que trabalhem visão, audição e até olfato);
➡️ objetos de materiais diferentes (interessante um tecido, algo de madeira que são quentes, uma concha, um prato de inox ou um potinho de vidro que são frios);
➡️ pequenos desafios para alcançar além (ajuda no rolar deixar poucos objetos espalhados e não alcançar à criança tudo);
➡️ toda fase é propícia à histórias (tanto imagem, quanto literatura com ritmo, narrativa e qualidade estética) e músicas (das cantigas aos clássicos).
O bebê pequeno precisa de tempo ocioso tanto quanto ricas explorações, precisa muito de alguém que olhe para ele, converse, ria, precisa muito de colo e motricidade livre! Definitivamente não acreditamos em benefícios em ficar em cadeirinhas, bebê conforto, balanços, apoiadores do sentar. Uso de telas de jeito nenhum!