Há 30 anos o Projeto Lontra atua com a preservação da lontra brasileira, da ariranha e outros integrantes da família dos mustelídeos. Atualmente, conta com o patrocínio da Petrobras. Este recurso é uma das formas de manter o Refúgio Animal: um centro de pesquisa, conservação e educação ambiental, localizado nas imediações da Lagoa do Peri, em Florianópolis. Além disso, o trabalho consiste em monitorar a recuperação e conservação das espécies em ambientes costeiros, marinhos e água doce.
A equipe comemora um feito inédito: o primeiro nascimento com sucesso em cativeiro de lontra brasileira (Lontra longicaudis). A novidade é uma importante conquista para entender melhor o comportamento da espécie. Batizado de Iru, que em guarani significa companheiro, o filhote completou cinco meses no início de fevereiro. Nasceu com 178 gramas e deverá ter em média de 7,5 a 11kg quando chegar na fase adulta. A mãe, Yara, está no Refúgio Animal há nove anos.
Em dezembro de 2017, ocorreu o nascimento de uma segunda lontra no Projeto Lontra, mas ainda está em observação para saber se irá ser um nascimento com sucesso. Atualmente, vivem no Refúgio Animal sete lontras e duas iraras. Fonte: http://nospodemos-sc.org.br/