Tanto o marceneiro quanto o carpinteiro trabalham com madeira. No entanto, apesar desta similaridade, existem diferenças que destacam um profissional do outro. Veja abaixo um pouco de cada profissional e o que distingue cada um em sua profissão.
A Marcenaria - O marceneiro trabalha exclusivamente na fabricação, conservação, reparação de móveis, além de outros objetos de decoração a base de madeira. Por isso, podemos dizer que o trabalho do marceneiro é mais artesanal e delicado se comparado a carpintaria.
O marceneiro para o desenvolvimento de seu trabalho utiliza de técnicas exclusivas e ainda contam com matéria-prima nobre e de boa qualidade, pois os móveis e enfeites a base de madeira devem ser feitos com madeiras de boa qualidade.
Vale lembrar que a marcenaria se derivou da carpintaria, adequando algumas técnicas para melhor tratamento e desenvolvimento de seus produtos. O marceneiro durante muito tempo foi considerado um artesão de móveis, no entanto, hoje em dia, com os avanços da tecnologia, seu trabalho foi reduzido devido a indústria moveleira que utiliza em suas fábricas, máquinas.
A Carpintaria - Já a carpintaria costuma trabalhar essencialmente com madeira maciça e em seu estado natural, muito comum na construção civil e naval. Os carpinteiros, além de necessitarem de conhecimentos geométricos e precisão técnica, ainda precisam ter conhecimento dos diferentes tipos de materiais e técnicas a serem utilizadas naquele tipo de madeira. Está é uma das principais diferenças entre marceneiros e carpinteiros.
A carpintaria é uma das profissões mais antigas da humanidade e abrange uma série de trabalhos, tais como: escadas, portas, soalhos, telhados e até obras de menor dimensão mais comum na construção naval. Fonte: http://www.zemad.com.br/