sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Proteja nossas crianças e adolescentes




Faça a sua parte. Fique atento aos direitos das nossas crianças e adolescentes e, em caso de violações...
Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. PROTEJA. 
Divulgue esta campanha, procure o Conselho Tutelar ou Disque 100. 
Proteger nossas meninas e meninos de todas as formas de violência é uma responsabilidade de todos!

Em 09 de março acontecerá a grande Feira do Príncipe

Com o objetivo de ser a maior feira de rua dos últimos 25 anos na cidade; no dia 09 de março (domingo), aniversário de 163 anos de Joinville, das 09h às 17h, a Feira do Príncipe ocupará 400 metros da Rua do Príncipe com comércio de produtos naturais e culturais, além de atrações artísticas e gastronomia.

Cerca de 200 feirantes ocuparão a Rua do Príncipe do trecho entre as ruas Jerônimo Coelho e das Palmeiras. De pinturas, artesanatos, livros e CDs a legumes, verduras e frutas. O público também poderá interagir com alguns artistas; mais de 20 pintores e escultores farão seus trabalhos durante o evento, mostrando um pouco da criação e produção artística.

Na programação da feira estão apresentações no palco da Praça Nereu Ramos, chefs comercializando gastronomia a preços populares, exposição de carros antigos, atrações infantis e varal literário. A intenção do evento é fazer um resgate às grandes feiras populares que aconteciam em Joinville até a década de 1980. 

Maiores informações pelo e-mail: fcj.evento@gmail.com ou/e pelo telefone (47) 3433-2190.

"Deu branco"



O espetáculo de improvisação “Deu Branco” com Raphael Ghanem, Vitor Thiré e Lucas Salles, tem o intuito de levar humor para crianças, jovens e adultos a partir de 14 anos de idade, apresentando novas cenas improvisadas, com temas dados pela plateia. É dividido em 3 partes, a primeira, são entrevistas com algumas pessoas da platéia, onde acontece uma forte interação com o público. Na segunda parte acontece uma aula de improvisação onde pessoas da platéia são usadas como personagens nas histórias, trazendo ainda mais a interatividade para o espetáculo, e por último, são apresentados jogos fixos de improvisação teatral, onde os atores precisam fazer o maior número de cenas em menos tempo, sempre com muito bom humor e raciocínio rápido.

No espetáculo, “Deu Branco”, os jovens atores se empenham em viver dos personagens mais inusitados até mesmo os mais clássicos, com a ajuda de adereços figurinos e muita energia. Além de refletir sobre os temas sócios culturais e ecológicos, como desmatamento, economia da água, recursos naturais e atualidades. As cenas são ricas em humor e exagero. Com essa mistura resulta num espetáculo bastante heterogêneo, que mescla poesia, criatividade, cenas rápidas e muita interação.

Ingressos: R$ 40,00 com 50% de desconto para Idoso, estudante ou clube do assinante.

...

Em breve, lançamento da quinta Antologia dos escritores da Associação Confraria das Letras...


Por David Gonçalves

"Fico assim sem você"


Avião sem asa, Fogueira sem brasa
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola, Piu-Piu sem Frajola
Sou eu assim, sem você

Por que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim, Eu te quero a todo instante
Nem mil auto-falantes, Vão poder falar por mim

Amor sem beijinho, Buchecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço, Namoro sem abraço
Sou eu assim sem você

Tô louco pra te ver chegar, Tô louco pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço, Retomar o pedaço, Que falta no meu coração

Eu não existo longe de você, E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver, Mas o relógio tá de mal comigo

Eu não existo longe de você, E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver, Mas o relógio tá de mal comigo

Por quê? Por quê?

Neném sem chupeta, Romeu sem Julieta
Sou eu assim, sem você
Carro sem estrada, Queijo sem goiabada
Sou eu assim, sem você... Você

Por que é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante, Nem mil auto-falantes, Vão poder falar por mim

Eu não existo longe de você, E a solidão é o meu pior castigo
Eu conto as horas pra poder te ver, Mas o relógio tá de mal comigo

Amizade verdadeira



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Sexo Etc e Tal




Com uma hora e meia de duração mínima, a peça trata de todos os temas com total despudor, mas também coloca em discussão a importância do respeito e do entendimento entre os pares, e do uso da camisinha. Abrangente, mescla com inteligência, arte e bom humor, a sexualidade e o dia-a-dia do brasileiro de forma franca e descontraída. 

O espetáculo tem como uma de suas atrações o fato de permitir aos espectadores a possibilidade de filmar, fotografar e até mesmo falar ao celular enquanto prestigiam os atores em cena. Aliás, oferecer essa liberdade ao público é uma marca registrada do ator André Rangel.

Ingressos: R$ 40,00 com 50% de desconto para idoso, estudante ou clube do assinante.

Doe Sangue



Centro di Cultura Italiana de Joinville convida...



Filme: Che bella giornata
Áudio: Italiano  /  Legendas: Português e italiano

Exibido gratuitamente no dia 28 de fevereiro (sexta) às 19h30min no auditório do Circolo italiano de Joinville, na Rua Professora Senhorinha Soares, 62 - bairro Anita Garibaldi.

O filme baseia-se no desejo do protagonista para se tornar um guarda de segurança ou para colocá-lo em seu próprio caminho, para "fazer a segurança". A oportunidade se apresenta na forma de uma recomendação de um bispo interpretado por Tullio Solenghi, mais preocupado com seu lugar de ovelha que guiar o caminho espiritual. Após várias tentativas falhadas, por causa da sua grosseria, estupidez ou apenas o preguiçoso Zalone é colocado guardando a Madonnina del Duomo em Milão. Ali, examinado por uma menina árabe e seu irmão, se torna objeto dos objetivos deles, que seria tornar o arquiteto involuntário de um ataque explosivo no símbolo do Milan. Entre o namoro desajeitado, visitas a parentes, as comparações entre as religiões e modos de vida, Checco Zalone Farah irá reencontrar o otimismo e a alegria de viver.

Natureza por John Ruskin





quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

...


JoinvilLÊ, pontos de coletas e de empréstimos de livros

Pelo programa, quem quiser pega o livro, lê e depois devolve

Pontos de coleta de livros do projeto JoinvilLÊ já estão disponíveis em 11 locais da cidade, tendo como objetivo arrecadar mais títulos e criar novas bibliotecas móveis. Você pode doar nos pontos de coleta instalados nas oito subprefeituras, na sede do Ipreville (praça Nereu Ramos), no Hospital São José e no prédio da Prefeitura; locais estes onde vai ter uma caixa e um cartaz de identificação do programa JoinvilLÊ.

Tudo o que for coletado vai para a Fundação Cultural de Joinville para identificação e depois para a Biblioteca Móvel que está no Terminal Central de ônibus. Lá no terminal, a biblioteca já tem 1.500 livros repostos diariamente. Pelo programa, quem quiser pega o livro, lê e depois devolve. Não é preciso cadastro. A intenção é incentivar o hábito da leitura com acesso livre, gratuito e sem limite de empréstimo.

“A rotatividade é grande no terminal, por isso desenvolvemos essa proposta para tornar o conhecimento mais acessível. O sucesso do JoinvilLÊ depende da sociedade e das empresas que podem doar obras para termos mais bibliotecas móveis”, destaca Rodrigo Coelho, Vice-Prefeito de Joinville e presidente da Fundação Cultural. Para mais informações sobre o projeto, basta entrar em contato com a Fundação Cultural de Joinville, pelo telefone (47) 3433-2190.

Interessante (2)...



Austrália



China



Estados Unidos



Japão



Italiano avançado (2)



Centro di Cultura Italiana - Joinville

Renato Russo



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Albert Einstein, nós e a natureza



Joinville terá curso superior de Letras Libras

Termo de parceria entre a Prefeitura e a UFSC foi assinado nesta segunda, dia 24 de fevereiro

O programa Universidade do Trabalhador (Unit) da Prefeitura de Joinville e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vão oferecer o curso de graduação em Letras Libras (Língua Brasileira de Sinais) à distância – bacharelado e licenciatura. O termo de parceria foi assinado pela Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas), gestora da Unit, na tarde desta segunda, dia 24 de fevereiro. A assinatura foi feita na Casa Brasil Sul, no bairro João Costa, onde funciona o Instituto Joinvilense de Assistência aos Surdos (IJAS). 

O ingresso ao curso será por vestibular, e os candidatos precisam ser fluentes na Língua Brasileira de Sinais. O edital com todas as regras do processo seletivo especial será lançado em março. Serão 60 vagas, 30 delas para bacharelado (para trabalhar como intérprete) e outras 30 para licenciatura (para atuar em escola). 

O curso terá duração de quatro anos, com aulas quinzenais, aos sábados (manhã e tarde). O polo de ensino a distância vai funcionar no Centro Educacional e Social do Itaum (Cesita), no bairro Itaum.

Conforme o termo de parceria, a Fundamas cede o espaço físico e monitores para acompanhamento das turmas. A UFSC entra com a equipe pedagógica que irá acompanhar o aluno, a transmissão e os professores para as aulas presenciais previstas durante o curso. 

O presidente da Fundamas, Gilberto Leal, deu algumas explicações sobre como será o curso de graduação de Letras Libras. “É o primeiro curso superior do Programa Universidade do Trabalhador e também da Fundamas, em 48 anos de existência da fundação. Vamos formar profissionais que vão ajudar muito nas redes municipais e estaduais de ensino”, exemplificou Leal.

A sua fala foi traduzida por Rute Mielniczki, coordenadora da Casa Brasil Sul e intérprete em Libras na Câmara de Vereadores e na Escola do Legislativo. Ela é formada em Serviço Social e planeja ser uma das alunas do curso. “Joinville precisa muito de mais intérpretes que estejam preparados para promover uma verdadeira inclusão”, destaca.

O presidente do Instituto Joinvilense de Assistência aos Surdos (IJAS), Jackson Silva, destacou que a preparação de novos profissionais na língua dos sinais é uma luta de 10 anos e que o curso superior será um marco para Joinville. “Pelo censo do IBGE de 2010, temos 23 mil surdos na cidade. O curso de graduação vai permitir que as pessoas que estudam libras se aperfeiçoem mais e tenham mais condições de passar conhecimento aos surdos”, ressalta.

...



Interessante... Os países, suas bandeiras e suas comidas


Brasil - folha de bananeira, limão, abacaxi e maracujá



Espanha - chouriço e arroz



França - queijo azul, queijo brie e uvas



Índia 



Suíça


Paulo Freire, possibilidades



segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

...


Sabedoria da água



Diferenças entre os raios UVA e UVB

Entre as principais diferenças entre os raios UVA e UVB, está a cor que ele deixa na pele...
Quando ocorre aquela vermelhidão após o sol, é um sinal de que a pessoa foi atingida pelos raios UVB, que atingem apenas a camada superficial da pele. Por outro lado, quando a pele fica morena, significa que o raio UVA foi o responsável. Isso acontece porque o raio UVA atinge a derme, camada mais profunda da pele, dando a aparência de um bronzeado. Esse raio, ao contrário do UVB, tem a capacidade de ultrapassar as nuvens, ou seja, mesmo em dias nublados, eles podem atingir a pele. Além disso, eles não só podem causar câncer, como também são responsáveis pelo envelhecimento precoce e manchas na pele. 
Por isso, é importante se proteger e usar o protetor solar - porém, a exposição ao sol pode ser também fundamental para a saúde já que estimula a produção de vitamina D. Os raios UVA e UVB são responsáveis pelo estímulo de 90% da produção dessa substância, que é necessária para o corpo e para os ossos. Além disso, a vitamina D produzida pela pele é duas vezes mais estável na circulação sanguínea do que a vitamina D ingerida.

Mafalda "adultos"



Lya Luft, maturidade



domingo, 23 de fevereiro de 2014

Questão Filosófica



Reduza seu consumo de energia elétrica



... "Conheço o meu Lugar"


"O que é que pode fazer o homem comum, 
neste presente instante senão sangrar?
Tentar inaugurar, 
a vida comovida, 
inteiramente livre e triunfante?

O que é que eu posso fazer, 
com a minha juventude
quando a máxima saúde hoje, 
é pretender usar a voz?
O que é que eu posso fazer, 
um simples cantador das coisas do porão?
Deus fez os cães da rua pra morder vocês
que sob a luz da lua, 
os tratam como gente - é claro! - a pontapés.

Era uma vez um homem e seu tempo... 
(Botas de sangue nas roupas de Lorca).
Olho de frente a cara do presente e sei, 
que vou ouvir a mesma história porca.
Não há motivo para festa: ora esta! 
Eu não sei rir à toa!

Fique você com a mente positiva que eu
quero a voz ativa (ela é que é uma boa!), 
pois sou uma pessoa.
Esta é minha canoa: eu nela embarco.
Eu sou pessoa! 
(A palavra "pessoa" hoje não soa bem - 
pouco me importa!)

Não! Você não me impediu de ser feliz! 
Nunca jamais bateu a porta em meu nariz!
Ninguém é gente! 
Nordeste é uma ficção! Nordeste nunca houve!

Não! Eu não sou do lugar dos esquecidos!
Não sou da nação dos condenados! 
Não sou do sertão dos ofendidos!
Você sabe bem: 
Conheço o meu lugar!"

Belchior

Pensar



sábado, 22 de fevereiro de 2014

No SESC... Mostra Encontro com o Cinema Alemão

No intuito de fazer jus ao papel importante do cinema alemão entre as manifestações culturais do país, o Goethe-Institut compôs, em parceria com o Sesc, uma coleção de obras cinematográficas influentes dos últimos quinze anos.

"Nenhum Lugar Para Ir" (Die Unberührbare) - Dia 22 de fevereiro às 17h30
"Adeus Lenin!" (Good bye Lenin!) - Dia 22 de fevereiro às 19h30
"Alameda Do Sol" (Sonnenallee) - Dia 23 de fevereiro às 17h30
"4 Dias Em Maio" (4 Tage im Mai) - Dia 23 de fevereiro às 19h30
"Yella" - Dia 24 de fevereiro às 19h30
"Bem-Vindo à Alemanha" (Almanya) - Dia 25 de fevereiro às 19h30
"Todos Os Outros" (Alle anderen) - Dia 26 de fevereiro às 19h30
"O Que Permanece" (Was bleibt) - Dia 27 de fevereiro às 19h30

Saúde


O importante da vida é...



Casa da Gestante RENASCER




O Projeto “Casa da Gestante Renascer” é um Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade que visa o acolhimento de gestantes de qualquer faixa etária, bem como seus filhos até 18 anos durante todo o período de gestação até três meses após o nascimento do bebê. A Casa oferece assistência física, social, psicológica e espiritual às gestantes e seus filhos. O trabalho é prioritariamente para a preservação da vida, dando o suporte necessário para que as gestantes não cometam o aborto. Ajudando a defender e promover a vida humana, compreendida como o dom de Deus e a corresponsabilidade de todos.

Amo, amo e amo



sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Gratidão



CENEF - Centro de Estudos e Orientação da Família



Orientação Profissional e de Carreira, serviço oferecido gratuitamente pelo CENEF - Centro de Estudos e Orientação da Família

Maiores informações pelo fone 3422-7033

Italiano avançado (1)



Centro di Cultura Italiana - Joinville

Começaram as aulas e...

O início do período escolar traz à tona um problema capaz de deixar muitos pais e professores de cabelo em pé. A infestação por piolhos, que atinge a humanidade há milhares de anos, encontra na aglomeração diária de crianças o ambiente ideal para se proliferar. O biólogo Júlio Vianna Barbosa, pesquisador do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), desenvolve atividades educativas sobre o problema que ainda é alvo de preconceito. Em entrevista, Júlio esclarece que o piolho é um inseto que provoca uma doença (a pediculose, causada a partir da infestação pelo inseto Pediculus humanus humanus), aborda mitos e verdades sobre o assunto e defende ações educativas como a mais importante estratégia para um tratamento eficaz.

O que são os piolhos?
Os piolhos são pequenos insetos que parasitam o homem e provocam uma doença chamada pediculose. Eles se alimentam exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.

Quais são as espécies desse inseto?
Existem três tipos de piolho que parasitam o homem: o piolho da cabeça (Pediculus humanus capitis), o do corpo (Pediculus humanus corporis ), popularmente chamado de ‘muquirana’, e o da região pubiana (Phthirus pubis), conhecido como ‘chato’.

Como é seu ciclo de vida?
Os piolhos passam por três estágios de desenvolvimento. A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo. De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta. Nesse estágio, os piolhos vivem cerca de 30 dias e vão se alimentar com sangue e acasalar, reiniciando o ciclo. A fêmea produz, em média, de 150 a 300 ovos ao longo da vida. A temperatura elevada é um fator importante para a proliferação dos piolhos. Quanto maior a temperatura, mais acelerado é o desenvolvimento do piolho dentro do ovo. Por isso, há maior incidência do inseto no verão.

Como acontece a transmissão?
Apesar de ser um inseto, o piolho não tem a capacidade de voar, uma vez que não possui asas, e nem de pular, pois não possui pernas adaptadas para o salto, como é o caso da pulga. A transmissão pode ocorrer de duas maneiras: por meio do contato direto, encostando cabeças para tirar uma fotografia, por exemplo, ou pelo compartilhamento de objetos de uso pessoal, como pentes e escovas, prendedores e lenços de cabelo, bonés, capacetes, travesseiros, entre outros.

É verdade que a transmissão pode estar relacionada à falta de higiene?
Não. Isso foi um conceito muito tempo atrás. Independentemente de renda, sexo ou idade, qualquer pessoa pode ter piolho, desde que não esteja atenta ao compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Como prevenir?
Por meio de uma medida simples é possível impedir a proliferação da pediculose. Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como bonés, pentes e escovas, prendedores de cabelo, lenços, bandanas ou capacetes.

O que causa a coceira?
A coceira é o primeiro sintoma da manifestação da pediculose e acontece devido à reação do corpo à alimentação do piolho. Para conseguir se alimentar do nosso sangue, o piolho utiliza duas substâncias presentes em sua saliva. Ao encontrar um vaso sanguíneo, o inseto injeta saliva naquele local. Uma enzima anestésica impede que o homem sinta dor no momento em que o aparelho bucal do inseto penetra no couro cabeludo. Durante a alimentação, outra enzima entra em ação: com função anticoagulante, ela evita que o sangue coagule no intestino do piolho. A combinação destas substâncias promove uma reação do corpo humano, manifestando-se na forma de coceira intensa, um incômodo que geralmente começa atrás da orelha ou na região da nuca. Outro sintoma que pode se manifestar especialmente em crianças, dependendo da quantidade de piolhos, é o desenvolvimento de anemia.

Qual a forma mais eficaz de se eliminar os piolhos?
A melhor forma de se eliminar os piolhos é por meio do uso diário de pente fino. Para isso, a criança deve ser posicionada de costas, sentada, com um pano branco nos ombros para facilitar a visualização dos piolhos retirados. Com o cabelo dividido em partes, o pente fino deve ser usado da base até o final dos fios. Para facilitar, pode ser utilizado um creme de pentear. Essa recomendação é fundamental, porque os produtos disponíveis atualmente não têm efeito sobre a lêndea, que é o ovo do piolho. Para retirar a lêndea, é recomendável que se utilize uma mistura de água e vinagre, na mesma proporção. Passe um pedaço de algodão molhado com a solução em três ou quatro fios de cabelo, da raiz até as pontas. Essa é uma receita caseira segura, que não traz riscos à saúde humana.

Fonte: Lucas Rocha - Instituto Oswaldo Cruz

Chico Xavier, atividade do bem



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Verão Teatral... Amor por Anexins



Frida Kahlo



Horário especial do comércio - CARNAVAL

O comércio de Joinville funcionará em horários diferenciados durante o Carnaval,
conforme previsto na Convenção Coletiva do Trabalho 2013/2014. 

Lojas de rua:
1º de março (sábado) - abertas até 13h
02 e 03 de março (domingo e segunda) - fechadas
04 e 05 de março (terça e quarta) - abertas normalmente

Lojas de shoppings:
1º de março (sábado) - abertas das 10 às 22h
02 e 03 de março (domingo e segunda) - fechadas
04 e 05 de março (terça e quarta) - abertas das 10 às 22h

O mundo de Sofia, Aristóteles



Saber viver



quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Conhecer-se



Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Bráz - CDH

Um pouco da nossa história

O Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Bráz (CDH) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, 
de utilidade pública, que tem por objetivo promover, difundir e garantir os Direitos Humanos Civis, 
Políticos, Econômicos, Sociais, Culturais, à Paz e ao Desenvolvimento... 

Acesse nosso site para conhecer nossos objetivos, atuação e público alvo:

Dica de saúde



Comunicação... "Cor de burro quando foge"

Como as pessoas se comunicarão daqui a algumas décadas? Essa é um pergunta bem difícil de responder quando temos a sensação de que a nossa língua foi sempre a mesma ou que as nossas formas de comunicação não precisam sofrer algum tipo de mudança. Contudo, a verdade é que muitas expressões do nosso cotidiano irão simplesmente desaparecer. Em outros casos, alguns de nossos termos serão alterados em sua forma, conteúdo e sentido.

Do ponto de vista histórico podemos ver que essas mudanças nem sempre são voluntárias, e que acontecem ao sabor de erros de difícil previsão. No caso do termo “cor de burro quando foge”, algumas pessoas acreditam que o termo tem uma significação quase que literal. Afinal de contas, a cor parda que um burro “pega”, após correr léguas e mais léguas por uma estrada de chão, pode lembrar bem aquele tom estranho de um carro, blusa ou cabelo que vemos por aí.

Mesmo sendo plausível, essa explicação nunca foi historicamente comprovada em algum livro de época, carta ou documento formal. De fato, a explicação mais aceitável desse mistério encontra-se na antiga expressão coloquial “corro de burro quando foge”. Registrada pelo gramático Antônio de Castro Lopes (1827 - 1901), o indício leva-nos a crer que o uso equivocado da expressão original acabou dando origem à “cor de burro quando foge”.

Apesar dos termos não terem nexo algum entre si, essa não é a primeira (e talvez nem a última!) que esse tipo de transformação pelo erro acontece. Investigando a origem de outros termos, veremos que a fala não se perpetua ao longo das gerações. Assim como os comportamentos, gostos e hábitos, as expressões populares assumem feições que estão ameaçadas pelo esquecimento ou pela reinvenção de alguém que escuta um dito da forma que bem entende. 

Por Rainer Sousa

Bom dia!



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Curso de Libras - Escola do Legislativo




Inscrição para o Curso de LIBRAS 2014 - 4º Edição

Período de inscrição: 03/02/2014 a 21/02/2014 

Período de matrícula: 24/02/2014 a 28/02/2014 
(neste período a Coordenação da Escola do Legislativo entrará em contato com os selecionados para entrevista) 

Data prevista para início do curso 04/03/2014

Critérios de seleção para matrícula:
1) Possuir familiar com deficiência auditiva ou surdo;
2) Ser professor(a) que possua em sua sala de aula aluno(a) com deficiência auditiva ou surdo;
3) Ser profissional da área da saúde, segurança, edução, esporte, cultura, entre outras áreas especializadas em serviços públicos;
4) Demais cidadãos interessados.
Observação: Para os itens 1, 2 e 3 NÃO serão considerados a ordem de inscrição. Para o item 4, caso possua vagas em aberto, será considerada a ordem de inscrição.

FONTE: http://www.cvj.sc.gov.br/escola-do-legislativo

Campanha de verão...DOE SANGUE



Você conhece os benefícios do método Pilates?

O Pilates é agradável num todo, sendo que qualquer pessoa, em todos os níveis de condicionamento físico pode praticá-lo. 
Tal método promove: 

- Aumento da resistência física e mental;
- Alongamento e melhora da consciência corporal;
- Correção postural;
- Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
- Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
- Melhora da coordenação motora;
- Melhora do equilíbrio;
- Maior mobilidade das articulações;
- Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
- Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
- Fortalecimento dos órgãos internos (ajudando a melhorar as incontinências urinárias);
- Ajuda na recuperação de lesões e evita lesões recorrentes;
- Aumento da concentração;
- Melhora a respiração;
- Relaxamento;
- Boa forma física.

Por Mônica de Barros Herrera (Fisioterapeuta formada na Associação Catarinense de Ensino, trabalha em Ágilis Pilates)

Italiano avançado



Centro di Cultura Italiana - Joinville

Liberdade


“Perdoar é colocar o prisioneiro em liberdade e
descobrir que o prisioneiro era você”

Lewis B. Smedes

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014