Você sabe o que é um Conselho Profissional?
Os conselhos e ordens de classe são autarquias federais de direito público regulamentadas por leis federais específicas que criaram determinadas profissões. Suas principais atribuições são: proceder a inscrição dos graduados em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, habilitando-os ao exercício profissional; estabelecer normas e referências; orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional.
Diferença entre Conselho Profissional, Sindicato e Associação...
Conselhos são entidades de direito público e visam garantir à sociedade serviços profissionais de qualidade.
Os Sindicatos são entidades de direito privado e têm o objetivo de defender os profissionais em suas condições de trabalho e remuneração.
Já as associações são grupos de profissionais que reúnem-se para discutir interesses da profissão, com foco em aspectos culturais, recreativos e científicos.
A importância de um profissional REGISTRADO:
O profissional registrado está legalmente habilitado e, portanto, responde pela qualidade técnica e ética de sua atuação junto ao conselho de classe competente. Ele deve portar documento oficial que comprove seu registro profissional e informar seu número de registro em sua divulgação profissional e sempre que solicitado.
* O exercício da profissão sem o registro caracteriza o exercício ilegal, sujeito a sanções previstas em lei. Por isto, o cidadão deve se certificar de que está recebendo serviço de um profissional habilitado no conselho de sua categoria.
Fonte: ASCOP (Associação dos Conselhos Profissionais - Santa Catarina)