Crianças e adolescentes com até 18 anos em situação de desemparo ou de abuso têm a chance de participar de um ambiente familiar por meio do Programa Famílias Acolhedoras, da Secretaria de Assistência Social. Para isso, são necessárias famílias dispostas a promover um núcleo familiar saudável, mesmo que provisoriamente.
As inscrições para novos participantes estão abertas. Quem tiver interesse, e atender os critérios iniciais, deve fazer contato pelos telefones (47) 3434-5718, (47) 3808-3744, ou pelo e-mail familiasacolhedoras@joinville.sc.gov.br. A capacitação inicial será promovida no dia 19 de fevereiro, das 09h às 11h, abordando os fundamentos do acolhimento familiar. Será na sede do programa, na rua Virgínia Ferreira Gomes, no 277, bairro Floresta.
A coordenadora dos Serviços de Acolhimento Familiar e Institucional, Mirele Aparecida Muniz Pereira, explica que, além das orientações iniciais, as famílias e os acolhidos têm acompanhamento durante o ano todo, em capacitações sistemáticas. “Temos uma equipe técnica prestando apoio constante e realizando visitas domiciliares”, explica. Segundo ela, é importante que a família tenha disponibilidade de tempo para cuidar, dar carinho, proteção e atenção a quem recebe.
A família que se inscrever pode indicar com qual perfil de idade do acolhido se encaixa melhor. Em média, o período de acolhimento vai de um a dois anos, mas o início e o fim do período são determinados por medida judicial. A família do programa recebe do município um subsídio de um salário mínimo e meio por acolhido. Atualmente, Joinville possui 21 crianças e adolescentes em acolhimento, em 16 famílias.
Critérios para ser uma família acolhedora:
- É necessário ter acima de 21 anos.
- Ter residência fixa em Joinville, no mínimo há dois anos.
- Não apresentar interesse na adoção.
- Ter o consentimento de todos os membros da família para participar do projeto.
- Inscrever a família no serviço de acolhimento como Família Acolhedora.
- Ser considerada apta a acolher, após verificação realizada pela equipe do serviço.
- Apresentar disponibilidade para participar ativamente do serviço.
Objetivos do Programa Famílias Acolhedoras:
- Promover o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastadas temporariamente de sua família de origem.
- Acolher e dispensar cuidados individualizados em ambiente familiar.
- Preservar vínculos com a família de origem, a não ser que exista alguma medida judicial contrária.
- Possibilitar a convivência comunitária e o acesso à rede de políticas públicas.
- Apoiar o retorno da criança e do adolescente à família de origem.